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WestRock oferece embalagens com alternativas criativas de reúso

As caixas de papelão vêm sendo transformadas pela indústria para oferecer novas utilidades, aumentando o ciclo de vida da embalagem e até o marketing das marcas

Os consumidores que priorizam práticas sustentáveis possuem hábitos como reciclar, reduzir ou reutilizar materiais. Acompanhando esse comportamento, indústrias estão ampliando seu portfólio em busca de aumentar a sustentabilidade da cadeia de produção, além de diminuir custos. As embalagens têm sido aliadas nesse processo e as alternativas podem ir além do embalamento para transporte dos produtos.

Na WestRock, entre 2021 e 2022, houve um aumento de mais de 500% no desenvolvimento de soluções que exploram novas possibilidades de uso das embalagens. Os segmentos que mais realizaram projetos de embalagens sustentáveis com a empresa são aqueles relacionados à produtos para casa, beleza e higiene pessoal. Setores de alimentos e bebidas também executaram soluções semelhantes.

Nesse sentido, a companhia ampliou sua área de Inovação no último ano, com intuito te agregar ainda mais projetos de otimização das embalagens. “Nossa equipe possui profissionais especializados em desenvolvimento estrutural e gráfico, ecodesign e inovação, para entender as necessidades específicas de cada cliente gerando oportunidades, como o reúso de embalagens, criando soluções personalizadas que possam surpreender nosso cliente e o consumidor final”, comentou Thiago Morasi, gerente de Ciência e Inovação da WestRock Brasil.

EMBALAGEM COMO INVESTIMENTO EM SUSTENTABILIDADE E EM MARKETING

A WestRock e a Bimbo Brasil apostaram no uso de embalagens mais inteligentes, que agora também tem uma utilidade mais ampla do que a logística, e ajudam a reduzir a necessidade de outros materiais de merchandising, que usualmente tem como matéria prima o plástico.

As embalagens desenvolvidas para os bolinhos da marca Ana Maria também apresentam benefícios para o trade marketing, entre eles, a redução no tempo de reabastecimento de gôndola, a facilidade de execução pelos promotores, além do posicionamento da marca ao mercado. Projetadas com foco no varejo, possibilitam formar displays modulares e explorar diferentes formatos de disposição, montar ilhas que se adequam ao espaço disponível, a união de caixas que podem virar painéis ou cubos, gerando maior interesse dos consumidores e trazendo benefícios em sustentabilidade.

CASES DE EMBALAGENS QUE RECEBERAM SOLUÇÕES PARA REÚSO

  • ATLAS

Para comemorar o Dia das Crianças, em 2022, a WestRock desenvolveu para Atlas uma embalagem de fogão que vira casinha. Todos os fogões de 4 bocas das linhas Coliseum e Mônaco Plus saem da fábrica já embalados em caixas de papelão temáticas para a montagem. Uma forma de incentivar o reaproveitamento das caixas de papelão e ampliar a experiência do consumidor com a marca.

  • AGRÍCOLA FAMOSA

Em parceria com a Agrícola Famosa, empresa produtora de frutas, a WestRock tinha como desafio criar uma embalagem diferenciada, que refletisse a marca e destacasse o novo produto da empresa no ponto de venda. O resultado foi a embalagem em formato de ônibus para as crianças. Sustentável e divertida, garante a qualidade e resistência para manuseio e transporte de mini melões.

  • MANTIQUEIRA

A WestRock e a produtora de ovos Mantiqueira repensaram as embalagens de embarque tradicionais que foram transformadas em uma “casinha”. Os alimentos, assim como as embalagens, foram doados para moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social durante o período da pandemia. As caixas foram impressas com a tecnologia HyGraphics® WestRock que permite a impressão de cores em alta resolução sem reduzir a resistência estrutural das embalagens de papelão.

  • GTEX

Para clientes do segmento de limpeza doméstica, a WestRock apostou na utilidade da embalagem como uma solução para carregar as compras do ponto de venda para casa. Foram agregadas alças às caixas para estimular o reúso pelo consumidor final, facilitando o carregamento das compras, além de reduzir a necessidade do uso de sacolas plásticas. Parceiros como a GTEX aderiram ao novo modelo por entenderem o impacto na promoção da sustentabilidade para seus consumidores.

Fonte
WestRock
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