WestRock desenvolve embalagem personalizada para lançamento de mini melões
A companhia desenvolveu uma embalagem sustentável, com qualidade e resistência para manuseio e transporte, além de uma identidade visual divertida e alinhada à marca.

A WestRock, em parceria com a Agrícola Famosa, criou uma embalagem personalizada para o lançamento de melões bebezinhos no mercado brasileiro, que trará três variedades da fruta: os melões Cantaloupe, Galia e Charantais (conhecido por Cantaloupe italiano).
Também chamados de mini melões, as frutas possuem um tamanho menor, mas com as mesmas características de um melão convencional, e pesam até 1kg. A expectativa é que cheguem ao Brasil nos próximos meses, inseridos em uma categoria premium – ainda pouco consumida no país.
Na mesma embalagem, que pesa aproximadamente 2kg, melões com diferenças de sabor, cor da polpa, aroma e consistência serão agrupados, possibilitando uma degustação com maior variedade. “A embalagem tem um papel importante e contribui para unificar e propiciar uma experiência de compra diferente ao público, inclusive o infantil, incentivando o consumo de frutas por crianças”, afirma Raffaello Porro, Head de Marketing da Agrícola Famosa.
Para o desenvolvimento desta embalagem, a Agrícola Famosa propôs à WestRock a criação de uma embalagem diferenciada, que refletisse a marca e destacasse o produto no ponto de venda. Para alcançar esse objetivo, o time de especialistas da companhia desenvolveu uma embalagem sustentável, com qualidade e resistência para manuseio e transporte, além de uma identidade visual divertida e alinhada à marca.
“Como os melões são da variedade mini, o objetivo do nosso parceiro é alcançar também o público infantil. Sendo assim, nosso time de criação projetou uma embalagem divertida e sustentável, que pudesse ser reutilizada pelas crianças”, explica Vivian Cruz, gerente de Marketing na WestRock.
A embalagem tem um formato de ônibus e pode ser reutilizada como um brinquedo, a tornando mais atrativa e auxiliando a criar uma conexão com o consumidor final. Além disso, a solução oferece diversos benefícios, de proteção do produto ao marketing da marca.
A embalagem desenvolvida para o mini melão oferece proteção e facilidade para movimentações da carga para a Agrícola Famosa, enquanto na gôndola é exposta diretamente, fortalecendo o trade marketing. Também proporciona ganhos para o processo e cadeia logística, pois reduzem riscos de desperdício proveniente de perdas e danos ao produto, e possibilitam troca de calor, gases e o resfriamento das frutas. Feitas de matéria-prima de fonte renovável, biodegradáveis e recicláveis, as embalagens da WestRock, neste caso, também são reutilizáveis.
“A embalagem de papelão ondulado tem sido desafiada a se transformar, e isso é muito positivo. A solução que criamos para a Agrícola Famosa atende aos nossos 5Rs® de Sustentabilidade. Repensamos a necessidade do cliente, pode ser reutilizada como brinquedo, pode ser reciclada e somado a todos esses fatores, parte da matéria prima vem de florestas plantadas, que removem e estocam toneladas de gases de efeito estufa. Todos os dias, estamos contribuindo para regenerar o planeta”, pontua Vivian Cruz.