Voith Paper e Cocelpa firmam parceria para reformar máquina de papel em Araucária
A colaboração entre as empresas visou implementar melhorias e atualizações na máquina 2, com conclusão prevista para o final de 2025
A Voith Paper anunciou uma nova parceria com a Cocelpa, empresa localizada em Araucária, Paraná. O contrato estabeleceu a venda de equipamentos e a execução de um projeto de reforma para a máquina 2, responsável pela produção de papel para sacos e outras aplicações. As melhorias e atualizações previstas devem ser concluídas até o final de 2025.
A escolha da Cocelpa pela Voith Paper para este projeto se fundamentou em uma relação de longa data, que teve início em 1968 com a instalação da primeira máquina de papel fabricada pela Voith em São Paulo.
O projeto abrange a reforma da caixa de entrada da máquina 2, com o objetivo de restaurar o equipamento às suas condições originais, o que proporcionará maior durabilidade e qualidade ao papel produzido. Além disso, a companhia instalará o DuoShake, que visa aprimorar as propriedades de resistência do papel e aumentar o RCT (Ring Crush Test), contribuindo para um produto de qualidade superior. O escopo do projeto também inclui a reforma de uma válvula rotativa, o fornecimento de uma nova capping valve e a engenharia de depuração grossa para otimizar a eficiência operacional da máquina.
Outro aspecto relevante do projeto é a engenharia básica no sistema de OCC (aparas), que pretende aumentar a produção e melhorar a qualidade das fibras que vão para a máquina de papel, restabelecendo um separador e um depurador atualmente fora de linha.
A Cocelpa busca, por meio dessas melhorias, aprimorar a resistência e outras propriedades do papel, com o intuito de atender a um mercado mais exigente e diversificado.
“Estamos entusiasmados em fortalecer nossa parceria de longa data com a Cocelpa e contribuir para a melhoria contínua de suas operações”, declarou Luis Guilherme Bandle, general sales director da Voith Paper. “Este projeto não só reflete nosso compromisso com a inovação e a excelência, mas também celebra nossos 60 anos de presença no Brasil”.














