UPM Specialty Papers recebe certificação de reciclabilidade para papéis de embalagem
A empresa confirmou que seus papéis para embalagens passaram com sucesso nos testes CEPI e WMU, atendendo aos requisitos europeus e americanos de reciclabilidade

A UPM Specialty Papers anunciou que seus papéis para embalagem receberam certificação de reciclabilidade, conforme os métodos de teste CEPI Europeu e WMU dos EUA. Todos os papéis de barreira da UPM, papéis base de barreira e papéis para embalagens flexíveis passaram com sucesso no novo teste de reciclabilidade CEPI. De acordo com a versão 2.0 do CEPI-Scorecard, válida a partir de janeiro de 2025, esses papéis são tecnicamente recicláveis em fábricas de reciclagem com processo convencional.
Os papéis certificados pela UPM de acordo com o método CEPI incluem:
- Papéis de barreira: UPM Asendo™, UPM Asendo™ Pro, UPM Confidio™, UPM Confidio™ Pro
- Papéis base de barreira: UPM Prego™, UPM Solide™ Lucent
- Papéis para embalagem C1S: UPM UniquePack™, UPM UniquePack™ Strong, UPM FlexPack™
O método de teste harmonizado de reciclabilidade CEPI simula as etapas mais comuns dos processos industriais, fornecendo parâmetros que permitem avaliar a reciclabilidade de novos tipos de embalagens à base de papel em fábricas de reciclagem com processo convencional.
“Os resultados do CEPI são uma forte evidência de que a reciclabilidade dos nossos papéis é suficientemente robusta. Além disso, há espaço para que os conversores melhorem o desempenho dos nossos papéis com revestimentos adicionais, sem comprometer a reciclabilidade”, afirmou Janne Varvemaa, diretor de Produtos e Tecnologia da UPM Specialty Papers.
A nova regulamentação da União Europeia, referente a embalagens e resíduos de embalagens, que entra em vigor em fevereiro de 2025, exige que todas as embalagens sejam recicláveis até 2030. De acordo com a UPM Specialty Papers, a colaboração com sua rede de valor das embalagens, incluindo marcas, conversores, fabricantes de máquinas e fornecedores de produtos químicos, é essencial para o desenvolvimento de materiais inovadores e recicláveis para uma variedade de usos finais.
Além de atender aos requisitos de reciclagem europeus, todos os papéis para embalagem da UPM são compatíveis com o método de reciclabilidade europeu PTS RH 021/97 Cat II e podem ser reciclados nas correntes de reciclagem de fibra existentes.
Para o mercado dos EUA, os seguintes papéis para embalagem da UPM também foram testados e certificados como recicláveis, conforme o método de Certificado de Reciclabilidade WMU SBS-E:
- UPM Asendo™
- UPM Prego™
- UPM Solide™ Lucent
- UPM UniquePack™
- UPM UniquePack™ Strong
- UPM FlexPack™