UPM revela desafios e soluções para design sustentável de embalagens
Pesquisa com designers destacou a necessidade de educação sobre sustentabilidade e o impacto dos custos nas escolhas de materiais

A UPM, uma das principais fornecedoras de biomateriais renováveis, revelou as mais recentes descobertas de uma pesquisa focada no design sustentável de embalagens, realizada em colaboração com a Pentawards. A pesquisa contou com a participação de alguns dos principais designers de embalagens do mundo e destacou desafios e soluções para a sustentabilidade no setor.
Segundo a pesquisa, 47% dos designers entrevistados sentem-se extremamente confortáveis em lidar com briefings que incluem requisitos de sustentabilidade. No entanto, 43% dos profissionais gostariam de mais orientação ou informações para se sentirem totalmente confortáveis com essas exigências. Essa necessidade de educação é ressaltada pela maioria dos respondentes (35%), que sugerem que guias de materiais seriam os mais benéficos.
Os dados também mostram que 57% dos designers acreditam que sempre ou frequentemente têm a oportunidade de influenciar a escolha do material de um produto. Em contraste, 20% raramente têm essa oportunidade, e 17% quase nunca, indicando que alguns clientes ainda não percebem o valor das soluções de embalagens mais sustentáveis.

Apesar dos esforços dos designers para desenvolver embalagens mais ecológicas, o custo é destacado como um desafio significativo. Muitos designers reconhecem a importância de usar materiais sustentáveis, mas o custo frequentemente desanima seus clientes, que acabam optando por alternativas mais baratas. Um entrevistado comentou: “Todo mundo quer ser verde, até ver que ser verde geralmente é mais caro”. Outro designer observou: “Acho que a produção, ou os fabricantes, ainda não estão completamente prontos para esse tipo de mudança”.
Robert Taylor, diretor de Sustentabilidade da UPM e membro do júri da Pentawards, discutiu detalhadamente essas descobertas em uma palestra no evento Pentawards Meets. Ele ressaltou a importância de uma abordagem holística que considere o potencial de criação de valor no mercado de produtos sustentáveis, que cresce duas vezes mais rápido. Taylor comentou: “Embora o custo tenha sido destacado como uma barreira para adotar o design de embalagens sustentáveis, é importante considerar qual é o verdadeiro custo de não o fazer. Precisamos de uma abordagem holística que considere o potencial de criação de valor em um mercado que cresce duas vezes mais rápido para produtos sustentáveis. Isso é especialmente crucial à medida que o impacto de novas regulamentações e financiamentos verdes entra em vigor, com impostos sobre carbono, impostos sobre plásticos e taxas de Responsabilidade Estendida do Produtor (EPR) como alguns exemplos. Reduzir a embalagem é uma das maneiras mais eficazes de reduzir impacto e custo. Usar menos matéria-prima, água e energia, gerar menos resíduos ou ter cadeias de suprimento mais eficazes traz economias e reduz a pegada ambiental”.
Taylor também enfatizou a urgência de abraçar inovações que ajudem a cumprir metas ambientais ambiciosas, dada a crescente gravidade das crises climáticas, de biodiversidade e de água. Ele afirmou: “Como indústria, precisamos entender o verdadeiro custo do design de embalagens sustentáveis e abraçar inovações que nos ajudem a cumprir as metas ambientais ambiciosas estabelecidas. Enfrentamos mais crises climáticas, de biodiversidade e de água em todo o mundo a cada dia, mas com apenas 15% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no caminho para atingir seus níveis-alvo até 2030, não tomar medidas para melhorar as embalagens sustentáveis simplesmente não é uma opção. Precisamos avançar mais rápido”.
Adam Ryan, chefe da Pentawards, também comentou sobre a pesquisa, destacando a importância da colaboração e compartilhamento de insights na indústria: “Tivemos alguns insights realmente interessantes da pesquisa com a UPM, nossa comunidade foi aberta em compartilhar desafios, melhorias e suas formas de trabalhar no design sustentável. É ótimo ver que marcas e agências agora estão tão dispostas a compartilhar insights e aprendizados, o que beneficia a indústria como um todo. A sustentabilidade no design está se desenvolvendo continuamente e é muito importante que nós, na Pentawards, façamos parte disso”.