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Two Sides combate greenwashing e promove o uso responsável do papel em mais de 1.260 empresas

Organização persuadiu centenas de empresas a removerem alegações ambientais infundadas contra o papel, reforçando a importância de escolhas informadas e sustentáveis para o consumidor

A organização Two Sides tem combatido ativamente o greenwashing, alcançando um marco importante ao persuadir mais de 1.260 empresas a removerem ou alterarem declarações enganosas contra o uso do papel. Em um esforço global, mais de 2.800 organizações foram abordadas, resultando em mudanças significativas nas mensagens que promoviam o digital como alternativa “mais verde” ao papel.

Movidas por pressões econômicas, muitas empresas têm adotado o digital em substituição ao papel como forma de reduzir custos, frequentemente com mensagens como “Escolha o digital e ajude a salvar uma árvore”. Essas afirmações são consideradas greenwashing, pois apresentam benefícios ambientais sem base real, incentivando a transição digital como uma escolha ambientalmente correta, mas ignorando as preferências dos consumidores. De acordo com o estudo “Trend Tracker 2023” da Two Sides, 57% dos consumidores brasileiros veem essas mensagens como enganosas e motivadas pela busca de economia, enquanto 86% desejam ter o direito de escolher entre formatos digital e impresso.

Além da comunicação empresarial, o setor de embalagens de papel e papéis sanitários também enfrenta práticas de greenwashing, com produtos alternativos promovidos de maneira equivocada como mais sustentáveis.

“Essas alegações de greenwashing não apenas violam os regulamentos de marketing ambiental, mas também prejudicam uma indústria com um histórico ambiental bem estabelecido e em constante melhoria”, afirmou Fabio Mortara, presidente da Two Sides América Latina. “Longe de ‘salvar árvores’, um segmento de produtos de árvores cultivadas, como o do papel, incentiva o crescimento a longo prazo das florestas por meio de uma gestão sustentável. Muitas das organizações que abordamos ficam surpresas ao saber que apenas árvores cultivadas, fibras alternativas como o bagaço da cana-de-açúcar e fibras recicladas são usadas como matéria-prima para papel novo”.

Na América Latina, a Two Sides interveio junto a 222 empresas, entre elas uma das maiores plataformas de reservas online. A partir dessas ações, estima-se que mais de 30 milhões de consumidores na região deixaram de ser impactados mensalmente por mensagens enganosas contra o papel.

“É vital que essas mensagens enganosas sejam contestadas para garantir que o excelente histórico ambiental da indústria de celulose e papel seja reconhecido e para proteger os meios de subsistência de milhões de pessoas que trabalham nos setores de cultivo de árvores, fabricação de papel, de embalagens e impressão, do impacto de um marketing oportunista e enganoso de greenwashing”, acrescentou Mortara.

A campanha anti-greenwashing permanece como uma prioridade para a Two Sides, que continua a incentivar empresas a não utilizarem alegações ambientais infundadas contra o papel em suas comunicações. “Agradecemos a cooperação das centenas de organizações que alteraram ou eliminaram suas mensagens de greenwashing e aos profissionais e consumidores que têm nos informado sobre novos casos”, concluiu o executivo.

Fonte
Two Sides
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