Trashin e Fusão lançam programa para dar destino correto a PDVs descartados
Iniciativa pioneira transforma a gestão de resíduos de PDVs, melhora reputação das empresas e impulsiona benefícios sociais e ambientais
A Trashin, startup de gestão de resíduos 360, logística reversa e eventos sustentáveis, e a Fusão, uma das maiores empresas de impressão digital do Brasil, lançam o Programa Circula, uma iniciativa com o objetivo de chamar a atenção para a economia circular em pontos de venda (PDVs), desde o planejamento das peças até a reciclagem dos materiais.
Dessa forma, não se promove apenas uma economia circular efetiva, mas também estabelece um novo padrão para práticas empresariais sustentáveis, abordando a necessidade crítica de redução de desperdícios e reutilização de materiais em campanhas publicitárias e de marketing.
O Programa Circula é uma resposta direta ao impacto ambiental significativo que materiais como banners e lonas podem ter quando descartados incorretamente. Muitos desses materiais, como o acrílico e o poliestireno, comumente utilizados em displays de PDV, levam centenas de anos para se decompor e podem persistir no meio ambiente por até 400 anos.
A iniciativa segue uma abordagem estruturada desde a concepção até a reciclagem dos materiais, iniciando-se com a seleção consciente de materiais recicláveis e sustentáveis na produção dos PDVs, seguida pelo uso responsável nos pontos de venda. Após o término das campanhas, a Trashin coordena a coleta e o transporte desses materiais para instalações de reciclagem certificadas, onde são processados e preparados para reinserção no ciclo produtivo.
Esta estratégia não só promove uma redução substancial no volume de resíduos gerados, mas também demonstra como as organizações podem contribuir para a economia circular de forma significativa, alinhando-se com as metas de desenvolvimento sustentável globais.
VALORIZAÇÃO DE MERCADO E RETORNO SOCIAL
Gestores de agências de marketing têm um papel importante no processo da circularidade quando integram a sustentabilidade nas etapas de planejamento e execução de campanhas promocionais, refletindo em uma evolução na indústria e constrói uma imagem pública positiva das marcas envolvidas. Este foco na responsabilidade ambiental e social é essencial em uma era onde os consumidores e os stakeholders valorizam a transparência e a governança corporativa.
O projeto não apenas transforma materiais descartados em novos produtos, mas também garante benefícios significativos para as cooperativas de reciclagem envolvidas. O programa emprega uma rede de associações homologadas que realizam a triagem, o armazenamento e o processamento dos materiais, garantindo uma destinação ambientalmente correta e gerando renda adicional para mais de 900 famílias em diversos estados do Brasil.
“O Programa Circula exemplifica nosso compromisso em fechar o ciclo de vida dos materiais de PDV de forma responsável e sustentável. Estamos orgulhosos em liderar este movimento, mostrando que práticas sustentáveis também são economicamente viáveis e benéficas para a sociedade. As empresas e marcas que participam do programa não só estão à frente em termos de compliance ambiental, mas também se estabelecem como líderes visionários no mercado atual”, afirmou Sérgio Finger, CEO da Trashin.
Por outro lado, a Fusão, conhecida por sua excelência em produção visual, vê o Programa Circula como uma extensão de seu compromisso com inovação e qualidade. “Nossa parceria com a Trashin no Programa Circula nos permite não apenas minimizar o impacto ambiental das Campanhas de PDV, mas também reforçar nosso compromisso com práticas de negócios éticas e sustentáveis, algo que nós e nossos clientes valorizam profundamente”, complementou Luiz Nani, diretor da Fusão.