Tetra Pak reforça apoio à reciclagem e apresenta projetos na Expocatadores 2024
Empresa destacou a importância dos catadores na cadeia de reciclagem e apresentou iniciativas como “Gente que Recicla” e “Conexão Cidadã” durante o evento
A Tetra Pak participa pelo segundo ano consecutivo da Expocatadores, evento que destaca a importância dos catadores e catadoras na cadeia de reciclagem no Brasil. A presença da multinacional sueca reafirma seu compromisso com o fortalecimento desse segmento e traz ao público iniciativas específicas para a categoria, como os projetos “Gente que Recicla” e “Conexão Cidadã”.
“Para nós, o elo mais importante e fundamental da cadeia de reciclagem são os catadores e catadoras”, afirmou Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade para Brasil e Cone Sul da Tetra Pak. “Por isso, nada mais justo do que receberem todo nosso reconhecimento, parceria e homenagem”, acrescentou.
A Tetra Pak é a maior fabricante de embalagens cartonadas do mundo, conhecidas como caixinhas longa vida. Essas embalagens são totalmente recicláveis e possuem um sistema de envase asséptico que, aliado ao processo UHT e às camadas de proteção (compostas por papelão, alumínio e polietileno), garante a conservação de alimentos e bebidas sem necessidade de conservantes, aditivos ou refrigeração antes de abertas.
Os números mais recentes refletiram o impacto positivo dos esforços da empresa. Em 2023, foram recicladas 104 mil toneladas de embalagens cartonadas, um aumento de 17% em relação ao ano anterior, que registrou 89 mil toneladas. Esse crescimento elevou a taxa de reciclagem de 32,5% em 2022 para 39,1% em 2023. No mesmo período, a Tetra Pak investiu cerca de R$ 20 milhões em projetos de sustentabilidade, abrangendo a estruturação de recicladores e cooperativas, além de iniciativas sociais e de educação ambiental.
No dia 19 de dezembro, Valéria Michel participará do painel “Balanço da Logística Reversa no Brasil para o Desenvolvimento da Reciclagem Popular”, no auditório principal da Expocatadores, a partir das 14h. O debate busca discutir os avanços e desafios na logística reversa e no fortalecimento da reciclagem popular no país.
GENTE QUE RECICLA
O projeto “Gente que Recicla – Transformando vidas” tem como objetivo valorizar e ampliar a cadeia de reciclagem no Brasil. Por meio de uma websérie, o projeto compartilha histórias de catadores e catadoras que tiveram suas vidas transformadas pela reciclagem de embalagens cartonadas. No estande da Tetra Pak na Expocatadores, esses vídeos serão exibidos continuamente para que todos os participantes possam conhecer as trajetórias e conquistas dos trabalhadores homenageados. O estande foi construído com placas sustentáveis produzidas a partir de 56 mil caixinhas longa vida recicladas.
CONEXÃO CIDADÃ
O projeto Conexão Cidadã, anteriormente chamado de Hub da Cidadania, foi expandido e chegou à região Nordeste com o apoio da Tetra Pak. A iniciativa, que teve início em São Paulo (SP) em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e o Instituto HEINEKEN, agora será levada a Salvador (BA). A partir de janeiro de 2025, catadores autônomos da capital baiana terão acesso a atendimento individualizado por meio de um escritório móvel, que contará com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, advogados e assistentes sociais.
Durante a Expocatadores 2024, o trailer do Conexão Cidadã estará em exposição, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do projeto e sua relevância para os catadores da região.