NotíciasPackaging no mundo

Tetra Pak planeja ampliar reciclagem das embalagens de cartão para bebidas na UE

A iniciativa busca contribuir para os objetivos da proposta de Regulamento da União Europeia sobre embalagens e resíduos de embalagens (PPWR)

Durante o ano de 2023, a Tetra Pak realizou investimentos que somam cerca de 40 milhões de euros, com objetivo de acelerar a reciclagem das embalagens de cartão para bebidas a nível mundial. Com intuito de avançar ainda mais, a empresa planeja um conjunto de investimentos estratégicos para aumentar a capacidade de reciclagem das embalagens de cartão para bebidas, principalmente na União Europeia.

A iniciativa busca contribuir para os objetivos da proposta de Regulamento da União Europeia sobre embalagens e resíduos de embalagens (PPWR), assegurando a reciclagem de todos os componentes das embalagens e a preservação das matérias-primas valiosas por um período mais longo. Diante disso, a companhia reforça o papel crucial da reciclagem na transição ecológica da indústria de embalagens de alimentos.

Nesse sentido, os investimentos da Tetra Pak objetivam promover a capacidade da UE para reciclar embalagens de cartão para bebidas, incluindo as camadas protetoras de polietileno e alumínio, conhecidas como “PolyAl”. Para alcançar a meta, a empresa realiza novas parcerias e busca reforçar as capacidades dos recicladores estabelecidos, para converter todos os materiais das embalagens de cartão para bebidas em novos recursos e materiais de alta qualidade.

Além disso, soma-se a infraestrutura de reciclagem existente e bem estabelecida na UE, onde as embalagens de cartão para bebidas são recicladas em 20 fábricas de papel dedicadas e o PolyAl é, atualmente, processado em sete instalações. Ainda há outras seis em desenvolvimento.

“É parte da transformação rumo a uma economia circular e um investimento para o futuro do planeta. Estas colaborações inovadoras, que juntam o engenho humano, a tecnologia e das finanças, demonstram o valor das embalagens de cartão para bebidas dentro dos sistemas alimentares sustentáveis. Projetos como este garantem que os consumidores podem continuar a aceder aos alimentos de forma segura e que, depois de o fazerem, as embalagens de cartão para bebidas podem ser recicladas, mantendo os recursos de qualidade e reduzindo a utilização de recursos primários”, declarou o vice-presidente de Sustainability Operations da Tetra Pak, Markus Pfanner.

Fonte
Echoboomer
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo