NotíciasPackaging no mundo

Tetra Pak indica importância da descarbonização por meio de embalagens sustentáveis

Segundo o estudo, os consumidores acreditam que as empresas de embalagens têm a responsabilidade perante o público de criar e desenvolver soluções sustentáveis

Segundo um estudo encomendado pela Tetra Pak, multinacional sueca que fabrica embalagens para alimentos, os consumidores no Reino Unido e na Irlanda apresentam grande apoio a empresas que demonstram um compromisso de reduzir suas pegadas de carbono, oferecendo opções de embalagens sustentáveis. O estudo foi realizado em um contexto no qual a União Europeia tem a meta de eliminar embalagens que não sejam recicláveis ou reutilizáveis até 2030.

Além disso, cerca de 70% dos entrevistados também acreditam que as empresas de embalagens têm a responsabilidade perante o público de criar e desenvolver soluções sustentáveis. Esses altos níveis de apoio são uma indicação clara de que ações decisivas devem ser tomadas rapidamente para abordar as formas como os alimentos e bebidas são atualmente produzidos, consumidos, embalados e descartados.

Por outro lado, quase 30% dos gerentes, diretores e proprietários de empresas de alimentos e bebidas entrevistados pela Tetra Pak acredita que os tópicos de sustentabilidade e mudança climática só podem ser abordados de forma significativa com a colaboração intersetorial e o apoio dos formuladores de políticas. Esse sentimento é repetido pelos consumidores, com mais da metade (56%) afirmando que o governo do Reino Unido deve fazer mais nos próximos 12 meses para aumentar a conscientização sobre questões de sustentabilidade e processos de reciclagem entre o público em geral.

De acordo com um estudo separado, apesar de 36% empresários do setor de alimentos e bebidas considerarem importante a busca por embalagens sustentáveis, 41% atualmente enfrentam desafios ou interrupções na cadeia de suprimentos. A escassez de matérias-primas e os aumentos de preços foram citados como os principais fatores que atualmente impedem os esforços para adotar opções de embalagens sustentáveis.

Reconhecendo a necessidade de adotar métodos mais ecologicamente corretos de produção e consumo de alimentos, reduzindo o desperdício e a perda de alimentos em todo o sistema, um quarto (24%) ainda acredita que a sustentabilidade deve ser a principal prioridade de sua organização em 2023.

“A indústria de alimentos e bebidas enfrenta um conjunto sem precedentes de desafios em evolução no próximo ano. Portanto, é encorajador ver que, apesar dessas pressões, empresas e consumidores continuam determinados a se concentrar sobre a descarbonização dos sistemas alimentares”, afirmou Alex Henriksen, diretor administrativo da Tetra Pak para o norte da Europa.

“Na Tetra Pak, por meio da inovação contínua, criamos uma realidade não apenas para substituir ou reduzir nosso consumo de alimentos com maior impacto de carbono, mas também para embalá-los de maneira a incluir materiais renováveis ​​e de baixo carbono. Devemos buscar essas oportunidades com determinação acelerada para obter os ganhos vitais de que nosso planeta precisa. Continuamos comprometidos em ajudar nossos clientes a atingir suas metas de sustentabilidade e esperamos continuar a trabalhar em conjunto com os governos e a indústria para promover mudanças significativas e buscar um futuro mais sustentável”, concluiu o executivo.

Fonte
Food and Drink Technology
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo