Tetra Pak explora potencial do European Spallation Source no desenvolvimento de embalagens sustentáveis
Evento “Dia da Inovação” reuniu especialistas para discutir o impacto da nova instalação de pesquisa na criação de materiais que impulsionam a economia de baixo carbono
A Tetra Pak realizou recentemente o Dia da Inovação, um evento que reuniu acadêmicos e gerentes de pesquisa de empresas líderes para discutir as oportunidades oferecidas pela nova instalação internacional de pesquisa, o European Spallation Source (ESS). O foco principal foi o desenvolvimento de materiais de embalagem mais sustentáveis, aproveitando o potencial do ESS. A conclusão está prevista para 2027.
Quando estiver em pleno funcionamento, o ESS será a instalação mais avançada do mundo para pesquisas que utilizam feixes de nêutrons. Essa tecnologia permitirá que os pesquisadores analisem substâncias em um nível granular sem precedentes, oferecendo uma compreensão aprimorada de materiais e processos. A instalação servirá como base para diversos projetos de pesquisa multidisciplinares, permitindo o estudo de amostras em nível atômico e molecular.
O Dia da Inovação, que ocorreu pela terceira vez este ano, é uma iniciativa promovida pelo ESS High Level Industrial Forum, um órgão consultivo do ESS. Nesta edição, destacou-se a participação de pesquisadores universitários e líderes empresariais.
Helmut Schober, diretor geral do ESS, destacou a importância de integrar futuros usuários da instalação, tanto do meio científico quanto da indústria: “Com a iminente inauguração do ESS, torna-se cada vez mais importante reunir os futuros usuários do centro, tanto do mundo científico quanto da indústria, para garantir que a sociedade possa aproveitar ao máximo esta instalação de pesquisa de classe mundial. O ESS oferece ferramentas de desempenho incomparável que, com a ajuda de feixes de nêutrons, podem fornecer novos insights para resolver os grandes desafios do nosso tempo”.
Joakim Tuvesson, chefe de Soluções de Materiais e Embalagens da Tetra Pak e anfitrião do evento em Lund, reforçou o compromisso da empresa com a sustentabilidade: “A pesquisa de materiais é crucial na transição para uma economia de baixo carbono, e a Tetra Pak comprometeu-se a investir aproximadamente €100 milhões por ano em pesquisa e desenvolvimento de embalagens nos próximos cinco a dez anos. Esforçamo-nos para projetar embalagens com estruturas de material simplificadas para reduzir o impacto ambiental de nossas embalagens. A pesquisa com nêutrons tem um enorme potencial para descobrir novos achados importantes, e a indústria se beneficiará muito do ESS e das oportunidades que a instalação oferece”.