Substituição de plástico por papel chega a centro de distribuição da Amazon nos EUA
O centro de distribuição automatizado em Ohio reconstruiu as máquinas para empacotar encomendas com papel, além de desenvolver novas soluções à base de fibras

A Amazon, empresa multinacional de tecnologia norte-americana com ampla atuação no e-commerce, está iniciando o processo de eliminar plásticos de suas embalagens. A primeira unidade a receber a mudança foi o centro de distribuição automatizado em Euclid, em Ohio, nos EUA. A empresa reconstruiu as máquinas para empacotar encomendas com papel, além de desenvolver novas soluções à base de fibras com maior durabilidade e flexibilidade.
Outra iniciativa implementada no centro de distribuição foi o uso de uma tecnologia desenvolvida pela empresa que tem como objetivo reduzir o desperdício de materiais ao montar embalagens sob medida. Além disso, as chamadas almofadas de plástico com ar dentro (utilizadas para proteger itens frágeis) foram substituídas por papel dentro dos pacotes.

“Esse trabalho faz parte de um esforço plural para converter os centros de atendimento dos EUA em papel, na tentativa de prover novas soluções que proporcionem a conveniência de permitir que muitos clientes reciclem em casa, além de tornar a operação mais eficiente e sustentável”, afirmou Pat Lindner, vice-presidente de pacotes sustentáveis da Amazon, durante o “Delivering the Future”, evento da varejista em Seattle, nos EUA, segundo reportagem do InfoMoney.
Segundo a executiva, a reciclagem de embalagens plásticas geralmente exige que os clientes se dirijam a um local de entrega, o que nem sempre acontece. “Por isso, estamos pensando em novas soluções”, disse Pat.
A Amazon ainda está investindo no programa “Ships in Product Packaging”, que consiste no envio dos produtos usando a mesma embalagem usada pelo fornecedor, sem o uso de embalagem adicional da empresa. No ano passado, cerca de 11% dos pacotes enviados globalmente aderiram à iniciativa.
“Testamos e certificamos os produtos para garantir que eles possam ser enviados com segurança em suas próprias embalagens, com testes de impactos, tremores, simulações da vida real para entender se é possível enviar o produto sem embalagem ou não”, explicou Justine Mahler, gerente técnica de produtos e uma das responsáveis pelo programa.
Nesse sentido, nos EUA, o cliente pode checar se o produto comprado é elegível para este tipo de entrega, podendo adicionar o pacote que quiser – para presente ou uma proteção adicional para a compra.
De acordo com Lindner, desde 2015, a Amazon reduziu o peso das embalagens por remessa em 41%, em média, representando mais de 2,1 milhões de toneladas de materiais de embalagem evitados — o que seria equivalente a mais de 173 Space Needles, prédio que é cartão postal da cidade de Seattle, sede da empresa.
Até o momento, as ações acontecem apenas no país sede da empresa, sem previsão de investimento similar no Brasil, embora seja uma tendência crescente para a companhia. A Amazon vem apostando em sustentabilidade com estratégias que vão de eletrificação até a substituição de plásticos nas operações.