Stora Enso tem prejuízo em 2023 e perspectiva de incerteza para 2024
“Enfrentamos condições sem precedentes de mercado e focamos nossos esforços no que tínhamos controle para melhorar nossa competitividade”, declarou Hans Sohlström, diretor-presidente
A finlandesa Stora Enso, que produz celulose e papel, registrou prejuízo líquido de 325 milhões de euros no quarto trimestre de 2023, ante o lucro de 584 milhões de euros no mesmo período um ano antes. A companhia também reportou uma receita de 2,17 bilhões de euros entre outubro e dezembro, com recuo de 24,1% na comparação anual.
“Enfrentamos condições sem precedentes de mercado e focamos nossos esforços no que tínhamos controle para melhorar nossa competitividade e nos prepararmos para um futuro incerto”, declarou Hans Sohlström, diretor-presidente da Stora Enso, em nota.
Considerando todo o ano de 2023, a empresa teve prejuízo de 435 milhões de euros, revertendo lucro de 1,53 bilhão de euros em 2022. Já o faturamento nos 12 meses somou 9,39 bilhões de euros, queda de 19,6%.
A Stora Enso espera que as condições de mercado permaneçam incertas em 2024, com continuidade nas pressões de demanda, preços e margens. Entretanto, ainda vê alguns sinais positivos na celulose por conta na queda nos estoques de clientes.
Confira os resultados financeiros da empresa na íntegra aqui.