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Stora Enso lança tampa de polpa moldada que irá substituir 120 toneladas de plástico

A solução feita para a Picadeli é livre de plásticos, PFAS, renovável, reciclável e biodegradável

A empresa europeia Picadeli, que atua no ramo alimentício de saladas take-away (para viagem, em tradução livre), substituiu sua tampa de plástico de uso único por uma solução de polpa moldada criada pela Stora Enso. A nova tampa, como outros produtos da linha PureFiber, é livre de plásticos, PFAS, renovável, reciclável, biodegradável e economiza cerca de 120 toneladas de resíduos plásticos anualmente.

A companhia possui mais de duas mil unidades em toda Europa e nos EUA, e estabeleceu uma meta para reduzir o uso de plástico em 50% até 2025. Nesse contexto, a Stora Enso desenvolveu a solução para cumprir tal objetivo de sustentabilidade.

O conceito da Picadeli consiste em um bar de saladas self-service, no qual os consumidores escolhem e misturam suas próprias saladas. No início, a empresa usava tigelas e tampas plásticas, no entanto, há alguns anos substituiu a tigela por uma de papelão, e agora completa as embalagens para os alimentos com a tampa de polpa moldada.

RENOVÁVEL, SEM PLÁSTICO, RECICLÁVEL E BIODEGRADÁVEL

“Buscamos uma tampa à base de papel e começamos a discutir possibilidades com a Stora Enso. Eles nos apresentaram a polpa moldada, que parecia ótima, mas o que nossos clientes pensariam? Já que eles não poderão ver a salada através desse tipo de tampa não transparente”, contou Christine Soome, desenvolvedora de conceito de alimentos da Picadeli.

Juntas, Picadeli e Stora Enso desenvolveram a tampa feita de polpa moldada – um material ecológico feito de fibras de madeira.

“Esse tipo de tampa só existia para copos, mas não em tamanhos maiores. Tivemos que desenvolver um produto totalmente novo que ninguém havia feito antes”, diz Yujia Zhang, gerente de produto da Stora Enso.

PROJETADO PARA OS CONSUMIDORES

Após a implementação da nova solução, os clientes da Picadeli passaram um feedback positivo.

“Sim, testamos o primeiro protótipo em um grande shopping em Gotemburgo. Eu mesmo estava lá e recebi comentários como ‘finalmente, a tampa de plástico se foi!’ Como eles mesmos escolhem a salada, a necessidade de ver a comida depois de fechar com a tampa era inexistente”, afirmou Christine.

Outras características do produto incluem um som de “sopro” que a tampa faz quando é presa à tigela, provando que está bem vedada; a possibilidade de empilhar as embalagens de salada para facilitar o transporte; e um compartimento redondo na tampa que é adequado para um copo de molho.

O design foi uma colaboração entre o departamento de marketing da empresa de alimentos e o designer de embalagens da multinacional de bioprodutos – a Picadeli fez o design gráfico para a gravação na tampa, enquanto a Stora Enso foi responsável pelo design estrutural.

“Fomos parceiros próximos em todas as etapas, o que é uma grande parte do sucesso, não foi uma relação cliente/fornecedor, mas uma cooperação entre nossas empresas. Foi muito divertido e muito gratificante!”, concluiu Cristina.

A Picadeli substituirá dez milhões de tampas de plástico anualmente pela solução PureFiber, que reduzirá o desperdício de plástico em aproximadamente 120 toneladas por ano. A pegada de carbono da tampa PureFiber™ é até 75% menor do que materiais alternativos, como plástico ou bagaço.

Fonte
Stora Enso
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