Solução da Smurfit Kappa impulsiona visibilidade de marca de pães no ponto de venda
A solução SRP aumentou a exposição nas prateleiras em 72%, além de reduzir a utilização de 25 toneladas de plástico

A Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, realizou uma parceria de sucesso com a Milani, marca brasileira de pães do Grupo Líder Minas, por meio de sua solução Shelf Ready Packaging (SRP). Combinando tecnologia, inovação, sustentabilidade e big data, a companhia foi capaz de otimizar o processo logístico e reduzir o uso de materiais com menor reciclabilidade para a linha de pães de forma da Milani.
Desenvolvido pela equipe de Pirapetinga (MG), o projeto contou com a expertise da companhia no processo de cocriação da embalagem para atender os objetivos da Milani de reduzir custos com o extravio pós-abastecimento, danos e quebras dos cestos, diminuir o tempo de reposição no ponto de venda (PDV), aumentar a visibilidade dos produtos no varejo e, ao mesmo tempo, economizar na cadeia de suprimentos de materiais de comunicação visual, uma vez que as bandejas plásticas não ajudavam no posicionamento da marca na prateleira.
Como resultado, a Smurfit Kappa criou uma embalagem pronta para a prateleira (SRP) com atributos que vão além da linha de produção e contribuem para o aumento do reconhecimento da marca e da sustentabilidade.
Para isso, as áreas de desenvolvimento e trade marketing da empresa apoiaram-se na metodologia ShelfSmart que, por meio da combinação da expertise das equipes de desenvolvimento da companhia, ferramentas de inovação e big data, demonstra como a embalagem pronta para a prateleira projetada corretamente pode impulsionar as vendas com rapidez e economia, ao mesmo tempo em que destaca a marca no PDV.
Para medir o aumento de visibilidade no PDV, a empresa utilizou o EyeScan – ferramenta proprietária de mapeamento da visão do consumidor – e pôde observar que a nova embalagem aumentou a visibilidade dos pães de forma da Milani em 72%.
Para o gestor de Projetos e Marketing da Milani, Carlos Teixeira, as embalagens de papelão se tornaram uma excelente alternativa para a linha de pães de forma. “Além de ajudar a marca a se destacar e ser mais reconhecida no ponto de venda, a Smurfit Kappa contribuiu para a redução de custos operacionais na linha de produção”, afirmou o executivo.
Com a substituição dos cestos pelas embalagens de papelão, a Milani também conseguiu reduzir em 25 toneladas a quantidade de plástico utilizada nessa linha de produtos. Para dimensionar o impacto do projeto, a Smurfit Kappa conseguiu calcular – por meio do Impackt – que essa quantidade de cestos plásticos conseguiria preencher o baú de 36 caminhões em um ano e, se empilhados, alcançariam a altura do Cristo Redentor em pouco mais de 10 anos.
Para o CEO da Smurfit Kappa Brasil, Manuel Alcalá, é extremamente gratificante ver o sucesso de projetos tão importantes como o da Milani, no qual a sustentabilidade e a inovação foram a base de todo o desenvolvimento. “O transporte e a segurança alimentar são pontos muito sérios para a Smurfit Kappa e para a Milani, por isso, o desenvolvimento e a implementação bem-sucedidos desse projeto chancelam a responsabilidade das duas empresas com esses processos. Como resultado, foi possível agregar valor ao negócio do cliente, às pessoas e ao meio ambiente”, declarou o CEO.