Smurfit Kappa realiza estudo sobre transparência nas metas de sustentabilidade das empresas
Intitulado “Transparency Edge”, o estudo foi conduzido entre 440 líderes empresariais seniores e executivos em 11 grandes economias mundiais

Um novo estudo realizado pela Smurfit Kappa, em parceria com o Financial Times, revelou que a sustentabilidade continua a desempenhar um papel fundamental na estratégia e planejamento de líderes empresariais seniores na Europa e nas Américas.
Intitulado “Transparency Edge”, o estudo foi conduzido entre 440 líderes empresariais seniores e executivos em 11 grandes economias mundiais, mostrando que, apesar de metade das empresas ter definido planos ambiciosos para atingir o net-zero, apenas 11% dos entrevistados acreditam ter uma estratégia de sustentabilidade robusta e executável.
Mais da metade (61%) dos que responderam afirmam que a sustentabilidade está mudando a forma como medem o desempenho financeiro. Muitos deles começaram a incorporar a sustentabilidade nas avaliações e incentivos de desempenho de seus líderes. Isso ressalta o impacto que a pauta já está tendo nas empresas. Quase metade das empresas (47%) priorizou a inovação em embalagens como forma de atingir suas próprias metas de descarbonização.
Enquanto 63% das empresas acreditam ter total transparência sobre como e por que as decisões de sustentabilidade são tomadas, quase um terço (29%) afirma que as ações de sua empresa raramente se alinham com as ambições de sustentabilidade que comunicam aos stakeholders. A lacuna entre a ambição declarada e a ação continua a expor as empresas ao risco de acusações de greenwashing.
A pesquisa destacou a importância da transparência, destacando como ela é fundamental para construir a confiança entre consumidores, investidores e outras partes interessadas. As empresas consideradas “líderes em sustentabilidade” (11%) estão à frente quando se trata de quatro aspectos principais da transparência:
- Garantir o alinhamento entre ação sustentável e ambição
- Medir o progresso em iniciativas de descarbonização
- Comunicar de forma eficaz para construir confiança
- Garantia independente de desempenho de sustentabilidade
Por outro lado, surpreendentes 17% das empresas ainda não desenvolveram uma estratégia, enquanto 33% estão apenas no processo de desenvolvimento de uma estratégia.
“Esta pesquisa destaca como, apesar da ambição significativa em todo o mundo corporativo, muitas vezes não é combinada com ação, medição e garantia. Ao colocá-los juntos, você pode ter uma história de sustentabilidade atraente apoiada em divulgações públicas garantidas por terceiros, envolvendo seus stakeholders e removendo qualquer risco de greenwashing”, disse Garrett Quinn, Diretor de Sustentabilidade da Smurfit Kappa.
“Na Smurfit Kappa, a transparência é de suma importância para nós. É por isso que este ano será o 16º ano de publicação do nosso Relatório Anual de Desenvolvimento da Sustentabilidade (SDR), que é assegurado por terceiros desde 2009. Ele descreve claramente de que forma, como empresa, estamos tomando medidas confiáveis para atingir nossas metas estratégicas de sustentabilidade”, acrescentou o executivo.
“O relatório de hoje mostra como a transparência é importante como fator para estabelecer e manter a credibilidade quando se trata de sustentabilidade. A imprecisão não será mais tolerada por clientes, investidores ou mesmo por qualquer um de nossos stakeholders”, complementou Ken Bowles, diretor financeiro da Smurfit Kappa.
A pesquisa também destacou a importância de garantir que os consumidores estejam informados, pois eles exigem cada vez mais informações claras e confiáveis das marcas para tomar decisões mais bem informadas. As três formas mais eficazes de aumentar a transparência entre os consumidores são relatórios de impacto (47%), embalagens claramente rotuladas (43%) e relatórios anuais de sustentabilidade (40%).
Confira o estudo, em inglês, neste link.