NotíciasPapelão ondulado

Smurfit Kappa desenvolve solução para o transporte de frutas com impacto ambiental positivo

A nova embalagem contribui para a redução de cerca de 9 toneladas anuais de materiais não biodegradáveis no meio ambiente

A Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, comprometida em promover soluções que minimizam significativamente o impacto ao meio ambiente ao associar inovação e sustentabilidade, atua em colaboração estreita com seus clientes para encontrar alternativas ecológicas de embalagens baseadas em papel.

Nesse sentido, a companhia atuou em parceria com a Cappellaro Fruits, hortifruti pernambucana, reduzindo cerca 63 toneladas de CO2 emitidos ao ano, ao optar pela solução de embalagem sustentável da empresa.

Segundo a Mordor Intelligence, o mercado global de embalagens sustentáveis deve alcançar US$ 325,22 bilhões até 2028, com uma taxa de crescimento anual de 8,5%. E, nesse cenário de sustentabilidade, em sua campanha global Better Planet Packaging, a Smurfit Kappa transforma positivamente bilhões de cadeias de suprimentos e consumidores, reduzindo a pegada ambiental das embalagens desde 2019.

“Com a solução para a Cappellaro Fruits não foi diferente. A partir da substituição pela alternativa reciclável e biodegradável, em um ano, foi possível retirar cerca de 120 mil embalagens, o que representa quase 9 toneladas de material não biodegradável retirados do meio ambiente. Com isso, calculamos que cerca de 63 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidos ao ano”, comentou Rafaella Rufino, gerente de Desenvolvimento e Inovação da Smurfit Kappa.

Considerando o desafio de desenvolver uma estrutura compatível com o desempenho da embalagem anterior, a empresa criou uma embalagem que, além de sustentável, gerou ganhos logísticos significativos e personalização exclusiva. Além disso, a nova solução proporcionou a otimização no espaço de armazenamento, gerando maior praticidade e ganhos de produtividade para o cliente. Assim, houve o impacto direto no número de caminhões para o transporte até o cliente, que passou de 48 para três com a mesma quantidade de produto, no período de 12 meses.

“Desejávamos embalagens sustentáveis, visualmente atraentes ao público, mas que ao mesmo tempo atendesse o desempenho e a resistência que a embalagem atual apresentava. E a Smurfit Kappa criou uma versão que satisfez exatamente as nossas necessidades, ao pensar em cada detalhe, proporcionando desde um ótimo custo-benefício até um design personalizado. Esse fato aumentou a nossa presença no ponto de venda e garantiu uma excelente visibilidade”, disse Ricardo Cappellaro, diretor da Capellaro Fruits.

De acordo com a ABRE, entidade que representa o setor de embalagens no Brasil, em seu relatório anual de 2023, a indústria investiu R$ 12 bilhões em iniciativas de reciclagem, reuso e design sustentável de embalagens. A combinação de fatores como a crescente consciência ambiental do consumidor e a inovação tecnológica impulsionaram a adoção de soluções ecológicas e responsáveis.

“Na Smurfit Kappa, acreditamos que com o trabalho em apoio à sustentabilidade global ganhamos a chance de promover novas oportunidades para o planeta e ainda garantimos soluções inovadoras para cada cliente por meio de práticas sustentáveis que vão desde nossa linha de produção até a distribuição das embalagens. As empresas que investirem em embalagens sustentáveis estarão mais bem posicionadas para o sucesso no futuro”, complementou Rufino.

Fonte
Smurfit Kappa
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo