NotíciasPackaging no Brasil

Smurfit Kappa desenvolve embalagem sustentável com design exclusivo para Art in Piece

Um dos fatores relevantes para a empresa era criar uma experiência unboxing para os clientes, bem como custo-benefício, sustentabilidade e design exclusivo

A Smurfit Kappa desenvolveu uma solução exclusiva para a Art in Piece, como parte de seu compromisso de criar embalagens sustentáveis que auxiliem seus clientes a se destacarem em seus mercados. A empresa comercializa quebra-cabeças exclusivos feitos de madeira, desenvolvidos por meio de parcerias com artistas plásticos.

Smurfit Kappa desenvolve embalagem sustentável com design exclusivo para Art in PieceA embalagem apresentada conta a história da Art in Piece para os consumidores de maneira interativa, enaltecendo o foco que a companhia tem com a fauna brasileira e fomento à arte, além de ser de origem reciclável e biodegradável.

A produção da solução se deu em um trabalho de junção de equipes, com os times do eShop, loja online da SK, e do Experience Center, espaço de inovação da empresa. Uma equipe da Art in Piece também integrou o processo de criação, a fim de alcançar os requisitos para a embalagem perfeita para o cliente. 

Por ter um portfólio extenso de inovação, a Smurfit Kappa utilizou algumas ferramentas próprias para criação do design, como o eSmart, sua metodologia de criação para o e-commerce, e o Innobook, base de dados que reúne modelos recentes de embalagens com contribuição de cerca de 700 designers.

Anteriormente, a empresa enviava os quebra-cabeças colecionáveis em caixas de madeira ou sacos de tecido, além do tradicional pacote de papelão para despacho através dos Correios. Para o novo modelo, o objetivo era simplificar e concentrar tudo em apenas uma única embalagem, que considerasse melhor custo-benefício, fosse mais sustentável, presenteável e com um design personalizado.

Outro fator relevante para a Art in Piece era criar uma experiência unboxing, buscando unir todas as características à funcionalidade, fazendo com que a embalagem servisse como um guia para a montagem dos quebra-cabeças.

A solução possui um design hexagonal em papelão pardo, proporcionando uma experiência ao desenrolar a embalagem, que aberta oferece um design diferenciado com a impressão digital interna. O desenho apresentado é da arte do quebra-cabeça adquirido, sendo também um guia para a montagem. 

 “O fato de a Smurfit Kappa ter acreditado no projeto e ter olhado para ele com outro prisma, me deixou impressionado. Além disso, a embalagem é moderna, sustentável, decorativa e disruptiva”, declarou Paulo Cescon, co-fundador da Art in Piece

“Era essencial que a nova embalagem transmitisse os pilares de sustentabilidade da empresa e enaltecesse o trabalho dos criadores, e a Smurfit Kappa incorporou todos os pontos em uma solução sustentável, que contribuirá para uma experiência ainda mais positiva de unboxing para os consumidores”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa.

Fonte
Smurfit Kappa
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo