Smurfit Kappa desenvolve embalagem sustentável com design exclusivo para Art in Piece
Um dos fatores relevantes para a empresa era criar uma experiência unboxing para os clientes, bem como custo-benefício, sustentabilidade e design exclusivo

A Smurfit Kappa desenvolveu uma solução exclusiva para a Art in Piece, como parte de seu compromisso de criar embalagens sustentáveis que auxiliem seus clientes a se destacarem em seus mercados. A empresa comercializa quebra-cabeças exclusivos feitos de madeira, desenvolvidos por meio de parcerias com artistas plásticos.
A embalagem apresentada conta a história da Art in Piece para os consumidores de maneira interativa, enaltecendo o foco que a companhia tem com a fauna brasileira e fomento à arte, além de ser de origem reciclável e biodegradável.
A produção da solução se deu em um trabalho de junção de equipes, com os times do eShop, loja online da SK, e do Experience Center, espaço de inovação da empresa. Uma equipe da Art in Piece também integrou o processo de criação, a fim de alcançar os requisitos para a embalagem perfeita para o cliente.
Por ter um portfólio extenso de inovação, a Smurfit Kappa utilizou algumas ferramentas próprias para criação do design, como o eSmart, sua metodologia de criação para o e-commerce, e o Innobook, base de dados que reúne modelos recentes de embalagens com contribuição de cerca de 700 designers.
Anteriormente, a empresa enviava os quebra-cabeças colecionáveis em caixas de madeira ou sacos de tecido, além do tradicional pacote de papelão para despacho através dos Correios. Para o novo modelo, o objetivo era simplificar e concentrar tudo em apenas uma única embalagem, que considerasse melhor custo-benefício, fosse mais sustentável, presenteável e com um design personalizado.
Outro fator relevante para a Art in Piece era criar uma experiência unboxing, buscando unir todas as características à funcionalidade, fazendo com que a embalagem servisse como um guia para a montagem dos quebra-cabeças.
A solução possui um design hexagonal em papelão pardo, proporcionando uma experiência ao desenrolar a embalagem, que aberta oferece um design diferenciado com a impressão digital interna. O desenho apresentado é da arte do quebra-cabeça adquirido, sendo também um guia para a montagem.
“O fato de a Smurfit Kappa ter acreditado no projeto e ter olhado para ele com outro prisma, me deixou impressionado. Além disso, a embalagem é moderna, sustentável, decorativa e disruptiva”, declarou Paulo Cescon, co-fundador da Art in Piece
“Era essencial que a nova embalagem transmitisse os pilares de sustentabilidade da empresa e enaltecesse o trabalho dos criadores, e a Smurfit Kappa incorporou todos os pontos em uma solução sustentável, que contribuirá para uma experiência ainda mais positiva de unboxing para os consumidores”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa.