Smurfit Kappa Brasil foca na recuperação da demanda por embalagens de papel
Manuel Alcalá, CEO da empresa no Brasil, detalhou as ações da empresa para enfrentar o cenário desafiador em 2023 e indicou as perspectivas para 2024

De acordo com Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil, 2024 será um ano de recuperação da demanda por papel para embalagens, com consumidores afetados pela inflação mais alta e menor poder de consumo voltando ao mercado.
Recentemente, em entrevista à Fastmarkets, o executivo detalhou como os esforços da companhia na redução de custos e na oferta de novos serviços aos clientes no Brasil podem apoiar esse crescimento. Em 2023, a SK Brasil completou um ciclo de US$ 60 milhões em investimentos no país, incluindo uma nova fábrica de papelão ondulado no estado do Ceará, no nordeste do país.
Ainda segundo Alcalá, diante do cenário desafiador enfrentado pela indústria brasileira de embalagens em 2023, a Smurfit Kappa focou seus esforços em aspectos que poderia controlar, ou seja, em sua eficiência, redução de custos e principalmente no atendimento ao cliente, levando inovação, agilidade e sustentabilidade para apoiar o negócio.
Como resultado, a companhia foi reconhecida com cinco prêmios de inovação, incluindo um primeiro lugar na categoria varejo para o prêmio POPAI (focado em marketing de varejo), por sua solução totalmente personalizada para o cliente e com impressão de alta qualidade, atendendo às tendências de consumo que exigem cada vez mais produtos e serviços personalizados.
No Brasil, foram investidos mais de US$ 60 milhões nos projetos de expansão da empresa e na melhoria dos processos produtivos, concluídos em 2023. Além disso, a Smurfit Kappa também adquiriu o conversor de caixas Paper Box na cidade de Saquarema (RJ), em setembro de 2022.
“A expansão de nossa fábrica na região metropolitana de Fortaleza (CE) trará novas impressoras de alta qualidade para fornecer o maior nível de precisão e qualidade necessários para soluções de embalagem para clientes de bens de consumo de rápido movimento (FMCG, na sigla em inglês). O avanço tecnológico de novos equipamentos também fortalecerá a oferta de embalagens para e-commerce, tendência crescente no Brasil”, afirmou Alcalá.
De acordo com o executivo, a nova fábrica permitirá à Smurfit Kappa expandir sua capacidade logística mais rapidamente para a região Nordeste – o que representa um mercado estratégico para a empresa. “Esses investimentos nos permitiram continuar crescendo, ganhando tração no mercado de embalagens como agente de inovação baseado em um portfólio diversificado, com soluções que agregam valor verdadeiramente sustentável para nossos clientes”, explicou.
OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
Tendo em vista que o Brasil é um grande mercado para o setor de embalagens com possibilidades de crescimento, Alcalá afirma que a Smurfit Kappa continua investindo no país, entendendo que o mercado nacional tem muito potencial. Além disso, segue em busca de oportunidades em diferentes regiões estratégicas para o negócio.
“Quanto às oportunidades futuras, acreditamos em melhorar ainda mais a experiência de unboxing, com a crescente demanda por e-commerce, além do potencial de melhor utilizar as embalagens do varejo como diferencial no ponto de venda. Além disso, a valorização de embalagens sustentáveis e inovadoras vai se destacar nos próximos anos, pois os consumidores estão cada vez mais conscientes e querem que seus produtos cheguem bem embalados, com segurança e sem causar grandes efeitos ao meio ambiente”, acrescentou o executivo.
Para Alcalá, a fusão entre os negócios da Smurfit Kappa e WestRock – ainda sujeita a aprovações de acionistas, aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento – é uma decisão estratégica que reflete o compromisso da companhia com a inovação e o crescimento e representa uma oportunidade única de criação de valor para seus acionistas. “Ao unir forças, estaremos mais bem equipados para alavancar a cultura corporativa, os valores compartilhados, a experiência, os recursos e o talento, o que nos posiciona na vanguarda do setor”, afirmou.
PROJEÇÕES PARA 2024
“Acreditamos que 2024 ainda dará sinais de desaceleração, por isso os setores de bens de consumo continuarão sendo essenciais para a população, como os alimentos. Mas temos um produto sustentável, totalmente adequado para a indústria alimentícia, pois utilizamos tintas livres de metais pesados e temos todas as certificações necessárias para esse setor. Além disso, nossas ferramentas de inovação nos permitem aumentar a visibilidade no ponto de venda e afetar o consumo do varejo”, disse Alcalá.
Segundo o executivo, a Smurfit Kappa tem sustentabilidade em todas as fibras e busca promover efeitos sociais e apoiar um planeta mais verde e azul por meio do desenvolvimento de produtos e processos que façam a diferença. “Temos metas agressivas de sustentabilidade em nossas operações. Por exemplo, trabalhamos com circuitos fechados de água nas fábricas, [nossas] máquinas de papel têm um consumo de energia muito baixo e promovemos o reaproveitamento de resíduos em nosso processo, inclusive eliminando a disposição em aterros sanitários em algumas de nossas operações”, concluiu.