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Smurfit Kappa alia inovação e sustentabilidade para “encantar” os consumidores

Em entrevista ao Portal Packaging, Rafaella Rufino, gerente de Inovação e Desenvolvimento, contou detalhes sobre ferramentas próprias da companhia para atingir esse objetivo

A Smurfit Kappa, líder mundial no segmento de soluções de embalagens baseadas em papel, tem a inovação como um pilar, segundo Rafaella Rufino, gerente de Inovação e Desenvolvimento da companhia. Em entrevista exclusiva ao Portal Packaging, a executiva explicou que a multinacional irlandesa busca tirar do imaginário popular o conceito de que a caixa de papelão é apenas um meio de transporte.

“A gente quer mostrar que a embalagem também transmite a identidade da marca do nosso cliente e serve para encantar o consumidor final. Daí nasceu o Experience Center”, revela Rafaella.

Com mais de 25 unidades ao redor do mundo, o Experience Center (Centro de Experiência, na tradução livre) é um espaço dedicado ao cliente onde a Smurfit Kappa apresenta suas metodologias e ferramentas para cocriação. A unidade brasileira está localizada em São Paulo (SP), e conta com duas máquinas – uma de impressão e uma de corte. “Depois de um dia de criação é possível imprimir e cortar uma amostra”, comenta a gerente.

Nesse sentido, a companhia conta com ferramentas próprias, as InnoTools, que utilizam um banco de dados global de mais de mil designers da SK que colaboram para o desenvolvimento de novas soluções. A gerente e responsável pelo Experience Center de São Paulo indica que existem ferramentas que ajudam a dimensionar a embalagem de acordo com o produto do cliente, otimizando material e operação logística. “Se não tivéssemos essas Innotools, demoraríamos 15 dias para criar um projeto. Com as Innotools, conseguimos em dois ou três dias”.

Além disso, com um banco de dados global, a companhia possibilita a realização de um benchmarking interno. “Existe uma Innotool em que temos uma biblioteca de fotos de prateleiras do mundo todo e, assim, eu consigo mostrar para o meu cliente o que é que está dando certo lá fora. A gente pode replicar aqui no Brasil e, lógico, é sempre uma inspiração para customizar o projeto do cliente conforme as necessidades dele”, acrescentou Rafaella.

Outro pilar que se destaca na companhia é a sustentabilidade. Para Rufino, “uma das grandes inovações que existe hoje no mercado é trazer a sustentabilidade para o processo produtivo”. Tendo como matéria-prima de suas embalagens o papel proveniente de aparas, a companhia promove a economia circular ao ter um programa próprio de logística reversa. Além disso, a empresa transformou sua fábrica num ciclo fechado. “Até a água que usamos no processo produtivo, reciclamos e reutilizamos”, conta a executiva.

Para ela, o futuro do segmento de embalagens está relacionado cada vez mais ao encantamento do cliente, já que muitas marcas estão investindo na experiência do consumidor para o fidelizar à marca. Uma das principais tendências nesse contexto é o unboxing – a experiência ao abrir uma embalagem – bem como o reuso das embalagens, que acabam tendo uma sobrevida ao invés de serem descartadas. “Hoje, o consumidor quer se sentir parte daquela marca, ele quer sentir que a marca representa o que ele pensa e o que ele quer”, finaliza a gerente.

Confira a entrevista na íntegra abaixo:

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