Relatório da Bain destaca sustentabilidade como prioridade para indústria de embalagens
A pesquisa indica que as empresas que investem em sustentabilidade chegam a observar um aumento de Ebitda de 4% a 6% por meio da redução eficaz de custos e alavancas comerciais

Segundo o primeiro Relatório Global sobre Papel e Embalagens da Bain, empresa global de consultoria, 71% dos consumidores europeus afirmam querer comprar itens sustentáveis, enquanto a mesma porcentagem de consumidores dos Estados Unidos diz buscar produtos com o mínimo de embalagem possível.
Em contrapartida, o levantamento feito com cerca de 4.000 consumidores indica que muitos ainda não conseguem identificar quais embalagens são mais sustentáveis.
Nesse sentido, como resposta à demanda por sustentabilidade, a maioria das empresas de produtos de consumo já assumiu compromissos públicos de ESG, embora muitas marcas ainda não tenham uma visão clara sobre quais materiais de embalagem utilizam em diferentes aplicações.
Segundo Daniela Carbinato, sócia e líder em ESG para Bens de Consumo nas Américas na Bain, “a realidade hoje é que as decisões sobre papel e embalagem não devem mais ser tomadas com base apenas em custo, funcionalidade e experiência do consumidor. A sustentabilidade é um tema prioritário, em especial a descarbonização e a circularidade”.
Carbinato ressalta que não há uma opção que seja a melhor em todas as situações quando se trata de escolher um material de embalagem. “A alternativa mais sustentável pode variar muito de acordo com a aplicação e a geografia. As empresas devem avaliar o impacto ambiental de diferentes materiais e levar em consideração todo o ciclo – desde a extração e produção de recursos até o transporte e o fim da vida útil dos produtos”, afirma a sócia.
CRESCIMENTO E CRIAÇÃO DE VALOR
O setor das embalagens tem potencial de crescimento de 21%, atingindo US$ 1,2 bilhão nos próximos três anos, com maior expansão na categoria de papel rígido, que pode ultrapassar as taxas de crescimento do plástico até 2026.
A pesquisa da Bain indica ainda que as companhias de papel e embalagens que investem em sustentabilidade chegam a observar um aumento de Ebitda de 4% a 6% por meio da redução eficaz de custos e alavancas comerciais. Estratégias robustas de sustentabilidade têm potencial para diminuir os custos de energia e aumentar o acesso a matérias-primas recicladas ou renováveis a valores competitivos, bem como estimular o crescimento orgânico e a realização de preços.