Economia CircularNotícias

Reciclagem de papel e cartão cresce em Portugal

Apesar do aumento na taxa de reciclagem, a SPV indica que ainda é insuficiente para se adequar as novas metas de reciclagem de embalagens da UE

Diante das novas metas de reciclagem de embalagens estabelecidas pela União Europeia, Portugal tem ampliado a destinação de seus resíduos para a reciclagem. No primeiro semestre deste ano, o envio das embalagens para o reaproveitamento dos materiais cresceu 3% no país.

Segundo a Sociedade Ponto Verde (SPV), entidade gestora de coleta e tratamento destes resíduos, foram coletadas 226.985 toneladas nos primeiros seis meses do ano – embora positivo, o crescimento ainda é insuficiente para cumprir as metas europeias. Portugal tem o compromisso de reciclar pelo menos 65% das embalagens colocadas no mercado.

A SPV ainda destaca que o descarte inapropriado acaba “enterrando” 31 milhões de euros de embalagens anualmente nos aterros sanitários.

O material de reciclagem com melhor volume no primeiro semestre foi o de papel e cartão, que alcançou uma taxa de reciclagem 6% superior na comparação anual, somando 75.552 toneladas, além das 4.449 toneladas de embalagens de cartão para alimentos líquidos (+ 7%).

Fonte
MSN
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo