Receita da Smurfit Kappa cresce 27%, para 12,81 milhões de euros, em 2022
Para Tony Smurfit, CEO do grupo, apesar das circunstâncias extraordinárias, 2022 foi outro ano de grande sucesso para a companhia

O Grupo Smurfit Kappa divulgou os resultados para o ano inteiro de 2022, com um crescimento de 27% da receita, para 12,81 milhões de euros. Já o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia aumentou 38%, alcançando 2,35 milhões de euros, com margem de 18,4%. Segundo a companhia, o retorno sobre o capital empregado foi de 21,8%.
Para Tony Smurfit, CEO do grupo, apesar das circunstâncias extraordinárias, 2022 foi outro ano de grande sucesso para a companhia. “Nosso desempenho reflete os benefícios contínuos de nosso programa de investimento junto com nossas iniciativas de inovação e sustentabilidade lideradas pelo cliente. O modelo integrado do grupo Smurfit Kappa, junto com nossa presença geográfica, continua atendendo a todas as partes interessadas”, afirmou o executivo.
Durante 2022, os volumes de vendas de caixas da empresa caíram menos de 2% por conta do ritmo da inflação, que afetou negativamente o ambiente de demanda. Isso coincidiu com a reversão parcial dos níveis de demanda insustentáveis observados durante o período da pandemia. Esta desaceleração foi particularmente evidenciada na parte final do ano, especialmente no mês de dezembro, em que a empresa observou reduções de estoque e paradas de clientes.
Conforme o CEO do grupo, no negócio europeu, o volume de caixas caiu 2% em relação ao ano anterior. Os países que apresentaram desempenho abaixo das expectativas foram Alemanha e Reino Unido, enquanto Espanha e França foram menos afetados. Já nas Américas, excluindo aquisições, o volume de caixas ficou praticamente estável em relação ao ano anterior, com crescimento no México, Colômbia, Brasil e Argentina, compensado por um desempenho mais fraco dos negócios na América do Norte.
“O ano foi caracterizado por uma inflação de custos sem precedentes, especialmente em energia, que moderou na última parte do ano. Conforme ilustrado por nosso desempenho em 2022, a Smurfit Kappa navegou com sucesso nesse ambiente”, declarou Tony Smurfit.
No último ano, a empresa investiu cerca de 1 bilhão de euros para apoiar seus clientes e capitalizar os impulsionadores do crescimento da demanda de longo prazo. Também continuou a progredir em direção às suas metas de sustentabilidade com investimentos para reduzir sua pegada de carbono, reduzir o impacto no meio ambiente e ajudar os clientes a atingir suas próprias metas de redução de carbono e sustentabilidade.
“Estamos imensamente orgulhosos do trabalho do grupo e de seus funcionários no apoio a diversos programas sociais em todo o mundo. Isso inclui um apoio significativo ao povo ucraniano afetado pela guerra. Além disso, continuamos a investir nas comunidades em que atuamos por meio de programas de saúde, educação e proteção ambiental, enquanto nossos funcionários dedicam tempo e energia a projetos sociais”, afirmou o CEO.
Em setembro, o grupo publicou seu primeiro Relatório de Alocação e Impacto de Títulos Verdes, detalhando o uso dos recursos dos Títulos Verdes de duas parcelas de 1 bilhão de euros emitidos em 2021.
Além disso, a companhia continuou a expandir sua presença geográfica e portfólio de produtos por meio de aquisições em 2022. Na Europa, adquiriu operações na Espanha e no Reino Unido, enquanto nas Américas comprou operações na Argentina e no Brasil.
“Apesar de muito cedo, 2023 começou bem. Embora existam e sempre existirão desafios, a SK nunca esteve em melhor forma estratégica, financeira e operacional. Nos colocamos em posição com os passos que demos e continuamos a dar, para entregar um desempenho de alta qualidade e aproveitar as muitas oportunidades que vemos ao nosso redor”, concluiu o CEO.
Para saber mais, clique aqui.