GeneralTechNotíciasPapelão ondulado

Rebobinadeiras com rolos segmentados: por que medição de tensão com células de carga em todos os mancais é o ideal?

A quantidade correta de células de carga em rebobinadeiras com rolos segmentados pode ajudar a impulsionar os resultados da companhia com eficiência e qualidade

A indústria papeleira busca sempre investir em melhorias no processo produtivo e em eficiência operacional para impulsionar as margens e garantir maior economia nos custos de produção. Para isso, é preciso avaliar oportunidades em que essas melhorias podem ser aplicadas.  

Nesse sentido, vale destacar uma situação que pode precisar de maior atenção com objetivo de aumentar a eficiência da fábrica. Algumas empresas podem gerar impactos negativos no controle da tensão do papel na rebobinadeira com rolos segmentados ao optar por não utilizar um sistema completo de medição de tensão. Isso vale para o caso de dois ou mais segmentos, pois o ideal é ter uma célula de carga sob cada um dos mancais. 

Tendo como exemplo uma rebobinadeira com dois rolos segmentados, confira quais impactos a escolha de apenas uma célula de carga e não três podem resultar:  

  • Distribuição de tensão inadequada 

Ao utilizar apenas uma célula de carga, a medição ocorre apenas no centro, obtendo somente a tensão central, e assim são ignoradas as variações nas extremidades. Se houver diferenças de tensão nas bordas do papel, essas não serão detectadas, podendo levar a um enrolamento desuniforme e possíveis defeitos.  

  • Problemas de qualidade 

Tensão desigual pode resultar em rugas, rasgos e outras imperfeições no papel, afetando a qualidade do produto final. Desse modo, maior probabilidade de papel danificado e necessidade de refazer o trabalho, aumentando o desperdício de material. 

  • Eficiência do controle de processo 

Uma única medição não proporciona dados suficientes para um controle fino da tensão, afetando a precisão. Adicionalmente, o controle automático baseado em uma única célula de carga pode reagir mais lentamente a oscilações da tensão, prejudicando a eficiência do processo. 

  • Desgaste do equipamento 

Controle baseado pela medição em um só ponto pode causar desgaste irregulares nos rolos e outros componentes da máquina, gerando a necessidade de manutenção frequente ou substituição de peças devido ao estresse desbalanceado. 

  • Compensação necessária 

Operadores podem precisar fazer ajustes manuais mais frequentes para compensar a falta de medições laterais e há maior necessidade de monitoramento visual pelo operador para detectar problemas potenciais. 

  • Capacidade de diagnóstico limitada 

Com menos pontos de dados, identificar a causa raiz de problemas de qualidade e desempenho pode ser mais desafiador. Dessa forma, soluções para o problema podem ser ineficientes devido à falta de informações detalhadas sobre a distribuição completa da tensão 

GENERALTECH, ESPECIALISTA EM SISTEMAS AVANÇADOS PARA A MEDIÇÃO DE TENSÃO DO PAPEL 

Em resumo, ter apenas uma célula de carga em vez de três em rebobinadeiras com dois rolos segmentados, ou maior quantidade de rolos sem a medição completa, limita significativamente a capacidade de monitorar e controlar a tensão do papel de forma precisa e eficaz. Isso pode afetar a qualidade do produto, a eficiência do processo e aumentar o desgaste do equipamento, levando a mais tempo de inatividade e necessidade de manutenção. Implementar um sistema completo de células de carga proporciona uma medição mais holística, permitindo um controle mais equilibrado e eficiente da tensão do papel. 

O sistema de medição de tensão da GeneralTech para uso em rebobinadeiras com rolos segmentados é a melhor opção para a garantia da qualidade do processo produtivo com um controle automático mais eficiente. Além disso, com indicação das tensões em todos os pontos, via um display de alta resolução, o operador pode prever possíveis falhas e corrigir problemas de qualidade na produção. Para a equipe de manutenção e qualidade, os dados e históricos de tensões nos pontos de medição auxiliam na investigação de falhas e origem de problemas de qualidade dos materiais produzidos.  

Agende uma visita com o especialista da GeneralTech para avaliação da melhor opção de aplicação ou acesse o site: https://generaltech.com.br/.  

 

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo