Projeto “Mães Costurando o Futuro” capacita mulheres em vulnerabilidade social no Ceará
Iniciativa da Smurfit Westrock, em parceria com instituições locais, qualificou mulheres para o mercado de corte e costura, promovendo inclusão de gênero e empreendedorismo em Maranguape
A Smurfit Westrock, em colaboração com a Associação Beneficente e Promocional Maranata e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), lançou o projeto “Mães Costurando o Futuro” em Maranguape, Ceará. A iniciativa visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social na área de corte e costura.
O projeto, financiado pela Fundação Global Smurfit Westrock, beneficiará inicialmente cerca de 40 mulheres com renda inferior a um salário-mínimo. Com foco na inclusão de gênero, o projeto contempla 59% de mães solo e 92% de mulheres negras ou pardas entre as participantes.
O curso, com duração de três meses, oferecerá aulas teóricas e práticas, ministradas por professores do Centec. Além de proporcionar qualificação profissional, o “Mães Costurando o Futuro” busca estimular o empreendedorismo e ampliar as chances de empregabilidade na região. As aulas serão realizadas na sede da Associação Maranata, que também dará suporte às alunas durante o curso.
Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) revelaram que, no Ceará, a renda média das mulheres é 12% menor que a dos homens. O estudo, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, referente ao último trimestre de 2023, também indicou que mais de 2 milhões de mulheres no estado estão fora da força de trabalho, ficando atrás apenas da Bahia e Pernambuco na região Nordeste.
“A Fundação Smurfit Westrock tem como objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde operamos, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nossa iniciativa em Maranguape busca não só capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade, mas também contribuir para a redução das desigualdades de gênero na economia local. Ao promover qualificação profissional e empreendedorismo, esperamos criar oportunidades reais de geração de renda e melhorar a qualidade de vida dessas mulheres e suas famílias no Nordeste”, afirmou Andres Acosta, diretor de Recursos Humanos da Smurfit Westrock Brasil.