Projeto leva teatro sobre reciclagem a mais de 3 mil alunos da rede pública em Indaiatuba
Patrocinada pela Irani via Lei de Incentivo à Cultura, iniciativa promove educação ambiental em escolas com foco na valorização dos catadores e na coleta seletiva

A Irani, uma das principais fabricantes de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, está patrocinando o projeto “Palco da Reciclagem – A arte de reciclar contando histórias”, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa tem como foco a educação ambiental e já envolveu 3.420 alunos de sete escolas públicas localizadas no entorno da unidade da empresa em Indaiatuba (SP).
Desde o início de 2025, foram realizadas 15 apresentações teatrais com o objetivo de promover, de forma lúdica e educativa, reflexões sobre a importância da coleta seletiva e da valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis. A proposta busca incentivar a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas.
O projeto já percorreu mais de 60 municípios nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, onde estão localizadas unidades da Irani. Ao longo de 13 anos, cerca de 180 mil estudantes de 800 escolas públicas participaram das atividades.
Na edição de 2025, as apresentações passaram pelas escolas Áurea Moreira da Costa, Osório Germano e Silva Filho, Aparecido Batista dos Santos, Maria Benedicta Guimarães, Maria Ignês Pinezzi, Wellington Lombardi Soares e Maria Albertina Berdu.
“O apoio da Irani a projetos como o ‘Palco da Reciclagem’ reflete seu compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade nas comunidades onde atua”, afirmou o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da empresa, Fabiano Alves de Oliveira. “Nossos investimentos em programas de educação ambiental beneficiam milhares de pessoas por meio de atividades em escolas e comunidades nos três estados”, acrescentou.
A realização do projeto é de responsabilidade da STR Eventos, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).