Projeto Figueira: Klabin dá start-up em nova fábrica de papelão ondulado
A nova unidade em Piracicaba (SP) tem capacidade produtiva de 240 mil toneladas anuais de embalagens de papelão ondulado e deve entregar 70 mil toneladas ainda este ano
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin iniciou a operação de sua nova fábrica de embalagens de papelão ondulado, localizada em Piracicaba, São Paulo. A Unidade Figueira, que tem capacidade produtiva de 240 mil toneladas anuais, é fruto do aporte de R$ 1,6 bilhão e permitirá que a companhia alcance a marca de 1,2 milhão de toneladas de capacidade de conversão de papelão ondulado por ano.
A Unidade Figueira contará com duas onduladeiras e nove impressoras de altíssima qualidade. No start-up, começam a operar uma onduladeira e quatro impressoras. Os demais equipamentos irão partir ao longo de 2024, acompanhando a conclusão do cronograma de construção e finalização da estrutura fabril. A Unidade produzirá 70 mil toneladas ainda este ano e deve alcançar o volume total projetado para a fábrica em 2026. O aumento da capacidade de conversão de embalagens fortalece a visão de longo prazo da Klabin, que atua com um modelo de negócio integrado, diversificado e flexível.
“O Projeto Figueira é a conclusão de um importante momento de expansão e consolidação da Klabin no setor de embalagens. Temos em operação a mais moderna fábrica de papelão ondulado do país, agregando à companhia máxima eficiência operacional, fortalecendo a nossa presença nos segmentos já atendidos, acompanhando o crescimento de nossos clientes e adicionando capacidade e tecnologia para novos clientes e mercados”, explica Douglas Dalmasi, diretor do Negócio de Embalagens da Klabin.
Em linha com os projetos recentes da empresa, o Figueira reúne iniciativas de tecnologia de ponta. Entre os destaques, está a automação de grande parte da operação, que conta com equipamentos ‘estado da arte’, que trazem ganhos em segurança, qualidade, performance, sustentabilidade e redução de custos. Além disso, a nova unidade foi construída em um terreno de 1,17 mi m², o que garante condições para receber projetos futuros de ampliação em papel reciclado e embalagens de papelão ondulado.
“O Figueira é um marco na jornada da Klabin no negócio de embalagens e fortalece atributos que são nossos diferenciais: qualidade, performance, sustentabilidade e inovação! Estamos animados para continuar trilhando esse caminho com ainda mais produtividade e eficiência!”, conclui Dalmasi.