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Printi investe em IA para ampliar portfólio de embalagens e produtos gráficos no Brasil

Nova estratégia da empresa inclui plataforma one stop shop, inteligência artificial própria e remodelação do atendimento ao cliente, visando crescer 30% no próximo ano fiscal

A Printi, parte do Grupo Cimpress, está passando por uma mudança significativa em seu posicionamento no mercado. Além de apresentar uma nova marca, a empresa apostou em uma plataforma one stop shop para produtos e serviços gráficos personalizados, destacando-se como pioneira no setor brasileiro. Como parte dessa transformação, a companhia também anunciou o desenvolvimento de uma inteligência artificial própria, visando consolidar sua posição de referência no segmento gráfico.

Com essa nova estratégia e o uso de IA, a Printi pretende expandir seu catálogo, tornando-se a única gráfica 7 em 1 do Brasil. A empresa oferecerá um leque completo de produtos, incluindo papelaria, editorial, rótulos, adesivos, brindes, embalagens, comunicação visual e sublimação. A proposta é oferecer um portfólio robusto de produtos personalizados em pequenas e médias quantidades, atendendo empresas de todos os tamanhos.

Além da ampliação do portfólio, a Printi remodelou seu atendimento ao cliente e criou um canal de vendas especializado para consumidores frequentes. Esses clientes, agora atendidos por uma equipe de Key Accounts, terão acesso a serviços personalizados e condições diferenciadas. O projeto de reposicionamento da marca foi desenvolvido em parceria com o estúdio de produtos digitais Meiuca, conhecido por sua expertise em design system.

Hans Lenk, CEO da Printi, explicou que a mudança de marca foi impulsionada pela necessidade de alinhar a percepção externa da empresa com suas operações internas e capacidades tecnológicas: “A mudança da marca foi motivada a partir da necessidade de alinhar a percepção externa com a realidade das operações internas e capacidades tecnológicas, reposicionando a empresa como uma solução completa e consultiva no mercado gráfico e não apenas uma gráfica comum. Não queremos mais ser vistos como um fornecedor online de serviços de impressão, mas sim uma empresa focada na experiência do cliente e que entende a necessidade de entregar produtos de muita qualidade”, afirmou.

A expectativa da Printi com essa nova fase é atingir um faturamento de R$ 200 milhões no novo ano fiscal, que começou em julho de 2024, representando um crescimento de 30% em comparação ao ano anterior. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 760 mil clientes e 443 colaboradores. Em 2023, a Printi produziu cerca de 570 mil itens e registrou 389 milhões de impressões. A projeção para 2024 é de mais de 476 milhões de impressões.

INVESTIMENTO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial desenvolvida pela Printi foi projetada para atuar em três frentes principais. A primeira está relacionada à personalização de produtos, com a criação de um assistente de design para logos de alta qualidade, curadoria de templates relevantes e uma interface de design que permite personalizações simples e eficazes, mesmo para usuários sem experiência prévia. O objetivo é que os clientes possam criar designs únicos, alinhados com suas marcas e necessidades específicas.

A segunda frente foca na recomendação de produtos e serviços personalizados com base no histórico de compras e preferências dos clientes. Já a terceira visa otimizar o atendimento ao cliente, utilizando a IA para responder a perguntas frequentes e reduzir a necessidade de intervenção humana, permitindo que os atendentes se concentrem em questões mais complexas.

“A nova tecnologia vai transformar nossas operações, proporcionando um alto grau de personalização e eficiência. Com essas inovações e serviços disponíveis, vamos nos diferenciar ainda mais no segmento, oferecer mais produtos e serviços direcionados, democratizar o acesso a produtos gráficos garantindo que os clientes encontrem o que precisam, aumentando a precisão de recomendações, reduzindo os erros e diminuindo significativamente os custos operacionais. Com isso, queremos revolucionar o mercado gráfico, elevar o nível de entregas e sermos reconhecidos como líderes inovadores e confiáveis no setor que estamos inseridos”, destacou Lenk.

Thiago Hassu, CEO e fundador da Meiuca, também comentou sobre o impacto da nova estratégia da Printi: “A Printi entendeu os novos movimentos do mercado e elevou o padrão com o reposicionamento de marca e o novo site baseado em inteligência artificial. Assim como a IA está mudando a forma como interagimos com as tecnologias, ela vai transformar, em breve, como os negócios são pensados. Empresas que entendem esse grande movimento, que está só no começo, saem na frente”, afirmou.

Com essas mudanças, a Printi visa se destacar como uma empresa inovadora e comprometida em oferecer soluções tecnológicas avançadas, que elevam a experiência do cliente e a qualidade dos produtos e serviços no mercado gráfico.

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Printi
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