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Presidente da Ibema projeta faturamento líquido de R$ 1 bilhão em 2023

Para contribuir com seu crescimento, a companhia estuda a viabilidade de uma nova fábrica celulose mecânica

A Ibema realizou nessa quarta-feira, 18, um evento presencial e com transmissão on-line para seus stakeholders. Na oportunidade, a companhia reforçou seus compromissos ESG, seu projeto de reflorestamento e os diferenciais de seu portfólio. Além disso, Nilton Saraiva, presidente da empresa, apontou uma projeção de crescimento para o próximo ano.

Segundo Saraiva, a produtora de papel cartão deve alcançar pela primeira vez um faturamento líquido de R$ 1 bilhão em 2023, e, dessa forma, terá dobrado seu tamanho em cerca de quatro anos. “Faltam três mil toneladas para chegar a isso”, afirmou o executivo.

Para contribuir com seu crescimento, a companhia estuda a viabilidade de uma nova fábrica celulose mecânica (ou BCTMP), em Turvo (PR), a fim de verticalizar seu processo e diminuir custos, podendo alcançar 170 mil toneladas anuais na produção de cartões. O projeto prevê ainda uma parceria de fornecimento de longo prazo com a Suzano, que detém 49% da empresa.

Além disso, a Ibema deve ainda instalar uma segunda extrusora, a fim de impulsionar a produção de papel para copos no país.

COMPROMISSOS ESG

Já na frente da agenda ESG, a Ibema divulgou cinco compromissos de médio e longo prazo, alinhados à agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Em relação ao consumo consciente de água, a companhia coloca a meta de reduzir em 25% o consumo na planta de Turvo entre 2021 e 2024.

No que se refere aos resíduos da companhia, após se tornar uma empresa “aterro zero”, a Ibema quer atingir a meta de “aterro negativo” e reciclar 20 mil toneladas de aparas pós-consumo até 2025. O projeto deve contar com a parceria de startups que resgatam as embalagens onde elas estiverem e trazem de volta ao processo produtivo, fechando o ciclo da logística reversa.

Para reduzir os impactos nas mudanças climáticas nas áreas em que atua, a empresa pretende reduzir suas emissões de CO2 em 70% por tonelada de produção até 2030, tendo como ano-base o ano de 2020.

Já na frente social e de governança, a companhia pretende promover oportunidades de aprendizagem até 2024 para 100% dos colaboradores com ensino fundamental e médio incompletos, além do Programa de Educação Ibema, que levará educação de qualidade a três mil alunos e profissionais da região até 2030. Com o objetivo de contribuir para um mercado mais inclusivo e diverso, também possui a meta de aumentar em 30% o total de profissionais mulheres na Ibema, inclusive em posições de liderança.

IBEMA FLORESTAL

Durante o evento, a Ibema também reforçou seu projeto de reflorestamento no Paraná, que tem o intuito de fomentar o desenvolvimento do setor de árvores plantadas no Brasil, como fonte de insumos, absorção de CO2 e desenvolvimento do setor de árvores plantadas.

Em maio deste ano, a empresa adquiriu a primeira área destinada para o projeto, com 2,2 mil hectares onde serão plantadas 1,9 milhão de mudas. Trata-se de uma fazenda de pasto, cujo solo foi recuperado e adaptado para o plantio de árvores, iniciado em setembro. Foram necessários ainda investimentos em infraestrutura para o preparo das estradas e do solo. Ademais, em todo o processo, desde a escolha da semente até a colheita, são seguidos rigorosos padrões estabelecidos pelo FSC®.

PORTFÓLIO

Ademais, a Ibema apresentou seu portfólio de soluções para diversos tipos de produtos, como o Ibema Naturale, papel cartão feito em material renovável e 70% menos adição de químicos, e o Ibema Ritagli, embalagem de economia circular da empresa, feito com 50% de fibras recicladas, sendo 30% vindas de material pós-consumo.

Já para um segmento premium, que requer uma embalagem diferenciada, com opções de impressão que exigem um papel cartão próprio, a empresa oferece o Supera White, que possui alta performance e rigidez, brancura e uma seleção de matérias-primas nobres.

CRESCIMENTO DO MERCADO

De acordo com Júlio Guimarães, diretor comercial da Ibema, o mercado de cartões tem apresentado um crescimento impulsionado pelo consumo consciente, que busca embalagens de materiais renováveis e que substituam o plástico de uso único.  Segundo o executivo, nesse sentido, o mercado deve manter um ritmo de crescimento de 2,5% ao ano, até 2025.

Fonte
Ibema
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