P&G alia sustentabilidade e acessibilidade em novas embalagens
A companhia busca tornar o cotidiano das pessoas um pouco melhor, considerando as expectativas de sustentabilidade e acessibilidade desde o início da jornada de inovação

A Procter & Gamble (P&G), multinacional de bens de consumo, tem trabalhado em soluções para tornar o cotidiano das pessoas um pouco melhor. É com esse objetivo que a companhia está incluindo consumidores e funcionários com deficiência no design de seus produtos, embalagens, publicidade e instalações, com intuito de criar um mundo mais acessível para todos.
Além disso, a companhia está estabelecendo um novo padrão de superioridade, em que as expectativas de sustentabilidade dos consumidores são consideradas desde o início da jornada de inovação.
Um case que exemplifica a iniciativa é a embalagem da Gillette, com design inclusivo e sustentável, que reduz a quantidade de plástico espesso usado, além de poupar os clientes de incômodo ao abrir os produtos.
Em 2021, a marca de barbeadores Gillette começou a vender alguns barbeadores em embalagens de papelão com uma bandeja de celulose, em vez de embalagens e bandejas de plástico. Hoje, cerca de 80% dos aparelhos de barbear recarregáveis Gillette em todo o mundo são vendidos na nova embalagem, segundo Kara Buckley, chefe de comunicações globais de higiene da empresa. Sem os blisters de plástico, o design do produto se tornou mais inclusivo.
Outro exemplo é a caixa Ecoclic® da marca Ariel, lançada recentemente na Europa, sendo a primeira embalagem de lavanderia a ser certificada como segura para crianças e projetada para ser inclusiva e intuitiva de usar para todos os adultos, graças ao seu sistema de abertura ergonômico.
A solução também possui instruções de abertura grandes, claras e legíveis, colocadas na parte superior da embalagem para garantir que a caixa seja fácil e confortável de abrir para todos, incluindo aqueles com deficiências motoras, visuais e/ou cognitivas. Para pessoas cegas e com baixa visão, foi utilizado um novo símbolo tátil que ajuda a identificar o produto pelo tato como um detergente para roupas.
Em fevereiro de 2023, a PAC Global, uma associação de embalagens sem fins lucrativos, concedeu à caixa Ariel Ecoclic® o prêmio Best in Show durante sua cúpula anual de premiação. A cerimônia reconhece e celebra os melhores do mundo em design e inovação de marcas de embalagens.
“Quando empresas como a P&G estão projetando embalagens, é uma boa oportunidade para projetar embalagens que sejam boas para o meio ambiente e para consumidores com deficiências”, disse Sumaira Latif, líder de acessibilidade da empresa na Procter & Gamble.
Para saber mais sobre o compromisso da P&G com a sustentabilidade, visite https://us.pg.com/environmental-sustainability/.
Para saber mais sobre o compromisso da P&G com pessoas com deficiência, visite: https://us.pg.com/people-with-disabilities/.