Pesquisa revela que 60% dos americanos receberam produtos danificados em compras online em 2024
Levantamento apontou desafios para o varejo e destacou inovações da DS Smith em embalagens para reduzir danos e prejuízos
Uma pesquisa realizada pela DS Smith, empresa global em soluções de embalagens sustentáveis, destacou um problema recorrente para consumidores de e-commerce nos Estados Unidos: produtos danificados durante o transporte. O estudo, conduzido pela The Harris Poll, revelou que 60% dos americanos enfrentaram esse tipo de situação em 2024. Entre os casos reportados, 34% apontaram embalagens amassadas, 34% relataram rasgos, e 32% mencionaram itens quebrados dentro das embalagens.
Segundo estimativas, cerca de 700 milhões de pacotes são entregues danificados anualmente no país, resultando em perdas de aproximadamente US$ 48,5 bilhões. Com o aumento esperado nas vendas durante eventos como a Black Friday e a Cyber Monday, conforme a Adobe Digital Insights, a DS Smith reforçou o compromisso de ajudar varejistas a melhorar a experiência de compra online, reduzindo prejuízos e frustrações dos consumidores.
Steven Rose, diretor executivo de Embalagens da DS Smith na América do Norte, comentou sobre os desafios enfrentados no setor: “Três quartos dos americanos (78%) realizam compras online que são entregues em casa ou no trabalho pelo menos uma vez por mês, enquanto quase metade dos entrevistados recebe entregas semanalmente”, afirmou. “Embalagens danificadas são uma grande fonte de frustração para os consumidores e representam um desafio para os varejistas. Nosso objetivo na DS Smith é oferecer soluções de embalagem que garantam que os produtos cheguem ao destino em perfeitas condições, utilizando o mínimo de material necessário”.
Para enfrentar esse problema, a DS Smith utiliza tecnologias avançadas em suas equipes de inovação e pesquisa. Por meio de testes que simulam condições extremas da cadeia de suprimentos, conhecidos como DISCS (Queda, Impacto, Vibração, Compressão e Choque), a empresa identifica pontos vulneráveis em designs de embalagens e desenvolve soluções para aumentar a proteção dos produtos durante o transporte.
A pesquisa também revelou que os itens mais frequentemente danificados incluem alimentos, bebidas, roupas e produtos de saúde e beleza, como maquiagem e cuidados com a pele e cabelos.
A DS Smith também emprega acelerômetros para medir o impacto físico enfrentado pelas embalagens durante o transporte. De acordo com a pesquisa, um pacote de e-commerce pode ser submetido a forças de até 50Gs, muito superiores aos 10Gs de uma montanha-russa e mais de cinco vezes o nível que causaria perda de consciência em astronautas experientes. Essa abordagem inovadora garante maior proteção aos produtos, oferecendo uma experiência de compra mais satisfatória para os consumidores.