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Pesquisa mostra que consumidor brasileiro prioriza embalagens sustentáveis e de papel no delivery

A pesquisa divulgada pelo iFood revelou que 54% dos clientes priorizam pedidos em restaurantes que tenham embalagens sustentáveis para o envio da comida

A empresa brasileira de tecnologia iFood divulgou uma pesquisa, conduzida pelo instituto Opinion Box, revelando que 76% dos clientes consideram importante ter algum selo na embalagem que comprove a sustentabilidade, enquanto 54% das pessoas ouvidas dizem que priorizam pedidos em restaurantes que tenham embalagens sustentáveis para o envio da comida.

A pesquisa foi realizada com objetivo de avaliar a relevância de embalagens sustentáveis e o envolvimento do consumidor com o tema, entrevistando de forma on-line 1.112 pessoas que realizaram ao menos um pedido de comida no delivery nos 30 dias antes da coleta de dados, que aconteceu entre os dias 8 e 17 de março de 2023.

Outro dado mostra que 54% dos consumidores acreditam que embalagens de papel e/ou compostáveis são as mais sustentáveis, além de estarem entre as preferidas de 41% dos entrevistados. Em relação a rejeição, dentro dos 71% que rejeitam algum tipo de embalagem, a que menos gostam é a de alumínio.

Quanto à característica da embalagem, 94% das pessoas concordam que a vedação é o mais importante. A facilidade como a embalagem é descartada também é relevante para oito em cada dez consumidores.

Dessa forma, os dados coletados servem como base para a conscientização dos restaurantes sobre como o consumidor percebe e deseja a sustentabilidade dos negócios.

COMPROMISSO DO IFOOD COM A SUSTENTABILIDADE

A pesquisa faz parte dos esforços do iFood para um futuro mais sustentável, incluindo o compromisso público de zerar a poluição plástica até 2025.

“Vamos acelerar o compromisso de redução do plástico no delivery por meio da adesão às embalagens sustentáveis por parte de restaurantes e conscientização de clientes”, afirmou Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood. “Para isso, estamos usando nossa tecnologia para criar novas soluções em embalagens testadas e aprovadas por nós, garantindo uso seguro e com excelente experiência ao cliente final e um custo mais baixo para o restaurante”, completou o executivo.

Nesse contexto, recentemente a companhia lançou a campanha “Hambúrguer no Papel”, que compreendeu o lançamento de embalagens sustentáveis, fabricadas pela Klabin, para comemorar a Semana do Hambúrguer. As novas embalagens incluíram a caixa do hambúrguer, o papel em que ele é embalado e a caixinha da batata frita.

Além de inovadoras, essas soluções são sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis e têm como característica os preços competitivos, minimizando custos e impactos financeiros aos restaurantes parceiros.

RESPONSABILIDADE DA OFERTA DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS

Para 52% dos consumidores, os restaurantes são os responsáveis por iniciar esse movimento de uso de embalagens mais sustentáveis, porém, é necessário aumento no preço da refeição em decorrência da troca de embalagens. Os dados mostram, ainda, que esse aporte possa causar redução na quantidade vendida, as proporções são pequenas, resultando em uma receita final maior. Em um balanço geral, em média 60% dos entrevistados responderam que “sim, pagariam R$ 2 a mais para receber o seu pedido no delivery em embalagens sustentáveis”.

Embora a sustentabilidade seja um aspecto importante quando se trata de embalagens do delivery, apenas 28% dos respondentes já deixaram de ser clientes de um restaurante por utilizar embalagens prejudiciais ao meio ambiente.

Saiba mais sobre as embalagens sustentáveis do iFood no site https://news.ifood.com.br/embalagens/.

Fonte
iFood
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