Pesquisa mostra que 41% da população europeia troca de marca por causa da embalagem
A Pro Carton – The Association of Carton and Cartonboard Manufacturers, apresentou a pesquisa durante a segunda edição do Pack Trends

No início deste mês, o Instituto de Embalagens promoveu a segunda edição do Pack Trends, reunindo profissionais da indústria de bens de consumo e do próprio setor de embalagens. O evento abordou temas sobre o futuro das embalagens e tendências para os diferentes materiais de embalagens, bem como cores e a aditivos especiais.
A diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Camilo, apontou algumas das tendências de embalagens para 2024. Nesse sentido, as marcas precisam ficar mais atentas às questões relacionadas a sustentabilidade, estilo, saúde, segurança e conveniência. O perfil dos consumidores muda de acordo com a idade e estilo de vida.
“A geração millenials pede mais diversidade, ou seja, bebidas novas, novos sabores e propostas de embalagens, o design tem que ser adequado para chamar a atenção deste público. Eles são mais solidários às causas em geral, como ao veganismo, por exemplo. A população idosa representa 11% da população do Brasil, tem poder de compra e necessidades especiais como alimentos e produtos de higiene pessoal, entre outros”, explicou a diretora.
Assunta também refletiu sobre o papel do consumidor e marcas em buscar por embalagens de menor impacto ambiental “Sabonetes em barra, shampoo, linhas de papel recicláveis estão crescendo, mas tem coisas que precisamos questionar para não cair no greeenwashing. Sustentabilidade combina com verdade e honestidade. O consumidor tem que estar atento”, lembrou a diretora.
MERCADO INTERNACIONAL
Também participaram do evento palestrantes nacionais e internacionais, que trouxeram tendências e visões do mercado dos Estados Unidos e Europa. A Pro Carton – The Association of Carton and Cartonboard Manufacturers, apresentou uma pesquisa durante o Pack Trends. Na Europa, 41% da população trocou de marca por causa da embalagem e, para eles, existe um forte impacto na decisão de compra quando a embalagem não é reciclável. O levantamento ouviu mais de cinco mil consumidores da Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido.
O consultor da Smithers Pira, Benjamin Trent, afirmou que a indústria global de embalagens movimentou US$ 1,2 trilhão em 2023 e deve crescer 3,6% no período de 2023 a 2028. “A Ásia-Pacífico responde por 40% desse total e a categoria de embalagens industriais e de transporte representa 43% das vendas globais”, finalizou.