Pesquisa indica preferência dos consumidores por embalagens de papel
A pesquisa evidenciou a percepção de que as embalagens de papel são melhores para o meio-ambiente e a reciclagem, além de liderarem outros quesitos de avaliação

De acordo com a pesquisa “Trend Tracker Survey 2023”, realizada pela Toluna a pedido de Two Sides, os consumidores seguem tendo preferência por papel como material de embalagem preferido – um movimento acentuado a partir da pandemia.
A pesquisa foi realizada em 16 países, com 10.250 pessoas, e evidenciou a percepção de que as embalagens de papel são melhores para o meio-ambiente e a reciclagem, além de liderarem outros quesitos de avaliação, que contemplou 15 atributos ambientais, visuais e físicos. O papel liderou o ranking com dez atributos, seguido pelo vidro (quatro), metal (um) e plástico (zero).
Dessa forma, as embalagens de papel, cartão e papelão se destacam na avaliação como as mais biodegradáveis, para 72% dos entrevistados; as melhores para o meio ambiente, para 58% dos consumidores; as mais leves (57%); mais fáceis de abrir e fechar (46%); mais práticas (41%) e mais fáceis de armazenar (35%).
Já as embalagens de vidro lideram no quesito de melhor proteção, maior durabilidade e maior capacidade de reutilização; as de metal, como as mais robustas e as de papel, por sua sustentabilidade e menor custo.
Por sua vez, quando o foco é o meio ambiente, 51% dos consumidores acreditam que mais de 40% das embalagens de papel são recicladas, enquanto a mesma percepção ocorre com 43% dos consumidores em relação ao plástico, 44% em relação ao metal, 29% ao vidro e 24% em relação aos dispositivos eletrônicos.
“Os consumidores estão mais conscientes sobre a importância de se utilizar materiais que sejam biodegradáveis, recicláveis e que tenham menor impacto sobre o meio ambiente. E as embalagens de papel, cartão e papelão são identificadas como as melhores em termos ambientais, além de liderarem em outros quesitos, na comparação com os demais materiais”, afirmou Fábio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina.
O executivo ressaltou, ainda, que a percepção positiva sobre as embalagens melhorou em comparação à pesquisa realizada em 2021, antes da pandemia – período em que as compras por delivery e pelo e-commerce cresceram de forma acentuada.
Diante disso, 64% dos pesquisados disseram preferir as embalagens de papel, cartão e papelão para as compras on-line – número dois pontos percentuais acima do verificado no levantamento anterior. Além disso, o número de consumidores que declararam estar tomando atitudes para aumentar o uso dessas embalagens aumentou de 45% para 49% em 2023.
“Houve uma melhora ainda maior na percepção sobre as embalagens de papel, embora os consumidores ainda não tenham conhecimento da sua real taxa de reciclagem, que chega a 80%”, finalizou Mortara.