Paraibuna Embalagens marca presença na ACCCSA 2024, na Bolívia
O evento ofereceu à empresa a oportunidade de se expandir no mercado externo e estreitar relações com a indústria corrugadora da América Latina

A Paraibuna Embalagens, uma das maiores fabricantes de papéis para embalagens e papelão ondulado do Brasil, participou da Convención & Exposición Internacional ACCCSA 2024, realizada de 25 a 27 de junho em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O evento reuniu corrugadores de diversos países da América Latina e mais de 500 fornecedores da indústria, incluindo fabricantes de maquinários, equipamentos, produtos químicos e papel.
Mário Henrique dos Santos, gerente comercial da divisão de papel da Paraibuna Embalagens, e os representantes argentinos Juan Archer e Alberto Archer (Pencisa) aproveitaram a oportunidade para expandir o mercado externo e fortalecer laços com a indústria corrugadora da região.
Andrea Mora, diretora executiva da ACCCSA, ressaltou a importância do evento para a indústria de papel e papelão, afirmando que ele oferece uma oportunidade única de negócios e networking. “Cada ano é diferente começando pela sede, buscamos trazer à tona a essência de cada país e/ou região, trazendo o que há de melhor na indústria atual. Foi o primeiro ano que o evento foi realizado na Bolívia e tenho certeza de que isso motivou a participação das pessoas no evento. Tivemos 570 participantes, incluindo 195 corrugadores de 57 fábricas de papelão ondulado, um sucesso para a ACCCSA”, comentou.
“O mais importante para nós foi a possibilidade de conversar com pessoas de todos os países da América. Ter participado com Mario Henrique de reuniões com muitos de nossos clientes foi muito importante e enriquecedor. Estávamos todos ali para poder conversar de forma descontraída, sem obrigações e ocupações diárias”, enfatizou Juan Archer.
O evento também incluiu palestras sobre questões técnicas e macroeconômicas, como tendências de consumo de embalagem e sustentabilidade. “Eles abordaram temas como sustentabilidade, reforçando grandeza do mercado de embalagem de papel como sacolas e sacos, além das caixas de papelão ondulado. Foi abordado também questões sobre gestão e liderança. Eles foram desde o aspecto técnico, passando pelo mercadológico e até o da gestão. Achei isso um ponto muito interessante”, explicou Santos.
A Paraibuna Embalagens tem se consolidado no mercado latino-americano como uma das principais fornecedoras de papel para fabricantes de embalagens na Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. Mário Henrique atribui esse crescimento ao trabalho dedicado e à confiabilidade dos produtos e serviços da empresa.
“Eu diria que é um trabalho de rede, não existe uma estratégia única e nem existe isoladamente uma pessoa chave. Estamos conseguindo consolidar o nome da Paraibuna lá fora através de um trabalho dividido em várias frentes, um produto desejado, uma estrutura de vendas, contando com representantes respeitados, que têm 30 anos de experiência no setor. Além de um trabalho de rede, estar associado às duas principais instituições. E tem a questão da rede institucional, a qualidade dos próprios representantes e aí vem estratégia da Paraibuna que envolve todo o conceito do produto, a maneira como a gente se relaciona com os clientes”, concluiu.