Paraibuna Embalagens expande logística reversa com clientes
Iniciativa reforçou sustentabilidade e valor agregado ao promover a reciclagem de materiais e fortalecer parcerias comerciais
A Paraibuna Embalagens está ampliando a prática de logística reversa, uma estratégia definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) como um conjunto de ações para coletar e devolver resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento ou destinação ambientalmente adequada. Além dos benefícios sociais, ambientais e econômicos, essa prática fortalece a relação com os clientes, promovendo um ciclo de ganha-ganha.
“Nossos caminhões entregam produtos acabados e retornam com as aparas que usamos como matéria-prima na produção de papel”, explicou Denise Peter, gerente de Suprimentos e Facilities da Paraibuna Embalagens. “Temos conseguido comprar matéria-prima de nossos próprios clientes, o que contribui assertivamente para nosso processo produtivo”.
A logística reversa, que antes era vista principalmente como uma forma de reduzir custos, agora é também reconhecida como uma estratégia que agrega valor à atividade comercial. “Estamos mais próximos à equipe de vendas para identificar os resíduos de nossos clientes. Essa parceria fortalece nossa relação ao buscar soluções conjuntas para a destinação final dos resíduos”, comentou Jose Antonio Silva Oliveira, comprador da Paraibuna Embalagens.
Dados da pesquisa Datafolha indicaram que, embora 99% dos brasileiros considerem importante a coleta seletiva, o país recicla apenas 4% dos resíduos sólidos recicláveis. Isso destacou a necessidade de iniciativas de conscientização e práticas eficazes de logística reversa. Empresas como a Paraibuna Embalagens não apenas reduzem custos, mas também contribuem para a sustentabilidade ambiental e geram benefícios econômicos e sociais.
“A Paraibuna é nossa parceira na retirada de material para logística reversa. Semanalmente, caminhões que trazem matéria-prima são carregados com fardos de aparas para reutilização”, afirmou Tânia Stela Zimmermann, diretora da Seta Embalagens, em São Bento do Sul, Santa Catarina. “Nossa missão é transformar papelão em solução, seja em embalagem ou na política reversa, enviando as sobras a nossos fornecedores”.
Na JP Micro Ondulados, localizada em Boracéia, São Paulo, a logística reversa é vista como fundamental para regular a oferta de papel no mercado. “Encontramos na Paraibuna um parceiro forte e eficiente. Seus processos seguros e de alto padrão de qualidade agregam resultados ao nosso negócio”, afirmou Paulo Evandro Lucas, da área de Controladoria.