NotíciasPackaging no Brasil

Paraibuna Embalagens comemora aniversário de 60 anos

Fundada em 3 de maio de 1963, por Heitor Villela, a empresa realizou um evento que reuniu colaboradores e convidados especiais para celebrar a ocasião

Nesse mês de maio, a Paraibuna Embalagens, uma das maiores fabricantes de papéis para embalagens e papelão ondulado do país, comemorou 60 anos de atuação. Fundada em 3 de maio de 1963, por Heitor Villela, a companhia nasceu com o papel em seu DNA, já que a sua família era proprietária da F. Villela Fábrica de Papel Santa Cruz.

Para as comemorações do aniversário, a empresa realizou um evento que reuniu colaboradores e convidados especiais. Durante a abertura das festividades, Villela declarou: “Quero que vocês continuem como empresa brasileira, com a administração profissional e o apoio familiar e que cada um cresça e seja o melhor de si. Nós temos investido em treinamento e vamos investir cada vez mais. Encontrem seu dom e procurem desenvolvê-lo ao máximo. Temos profissionais que realmente se desenvolveram muito aqui e somos muito gratos por isso”.

“Não é fácil para uma empresa completar 60 anos de vida, e para pessoas também não é fácil fazer 85 anos, mas é muito prazeroso”, completou o executivo.

No início das operações, a empresa possuía apenas cinco funcionários e atuava com a ajuda dos tios e do pai de Heitor. Apesar do começo difícil, em que as vendas eram extremamente baixas, hoje, a companhia está entre a maiores empresas do setor.

A primeira máquina de papel da Paraibuna Embalagens produzia 1,5 mil quilos por dia, e desde sua fundação segue com a produção verticalizada, garantindo otimização de recursos, autossuficiência e qualidade em suas duas unidades fabris, localizadas em Juiz de Fora (MG) e Sapucaia (RJ).

OPERAÇÕES DA PARAIBUNA EMBALAGENS

Com equipe técnica altamente qualificada, somando mil colaboradores, a empresa oferece atendimento de excelência, ágil e personalizado, para a construção de relacionamentos marcados pela confiança e pelo respeito. Assim, desenvolve produtos e layouts com design exclusivo, inovador e criativo, customizados de acordo com a necessidade específica de cada cliente.

As duas unidades produtivas estão estrategicamente localizadas no eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte, garantindo eficiência logística, flexibilidade e pontualidade nas entregas. A matéria-prima é oriunda da coleta seletiva de centros urbanos e, por isso, os produtos desenvolvidos são 100% reciclados e recicláveis.

Além disso, parte da energia consumida nas fábricas é proveniente da cogeração do vapor utilizado nas máquinas de papel. Assim, a empresa gera vapor e energia, por meio de biomassa, que é um recurso natural infinito. Os resíduos decorrentes da produção são destinados para aterro próprio em conformidade com as legislações ambientais aplicáveis. Atualmente, a Paraibuna reutiliza 70 m³ de água.

As duas unidades industriais também utilizam iluminação de LED, reduzindo o consumo de energia e a geração de resíduos perigosos. O método de Gerenciamento de Resíduos Sólidos utilizado pela companhia propicia a redução do descarte com a destinação para reciclagem.

A empresa ainda promove internamente a coleta seletiva e desenvolve projetos de educação ambiental, em parceria com organizações não-governamentais (ONGs), empresas privadas e entidades públicas, além de desenvolver um programa de doações de kits de coleta seletiva feitos de papelão ondulado que é também disponibilizado aos parceiros.

A empresa gera mais de 3 mil empregos indiretos e, ainda, cria oportunidades de reinserção social e profissional, desde o catador de material reciclável até o transportador.

Consciente de seu papel como empresa cidadã e socialmente responsável, a Paraibuna Embalagens desenvolve, desde 2015, o Projeto Embalando Bem de apoio a comunidades carentes situadas no entorno de suas operações, além de contribuir com instituições assistenciais de amparo a crianças e jovens.

FUNCIONÁRIO MAIS ANTIGO TEM 57 ANOS NA EMPRESA

No evento, Heitor Villela falou com carinho e admiração do supervisor de produção, Fernando Reis, que é o funcionário mais antigo da Paraibuna Embalagens.

“Fiquei muito emocionado quando ele falou meu nome. É muito prazeroso participar dessa comemoração tão importante. Eu, 71 anos de idade e 57 deles dedicados à Paraibuna Embalagens. A empresa representa tudo na minha vida. Foi trabalhando aqui que conquistei meus sonhos, construí e sustentei minha família”, disse Fernando.

Ao final da celebração os colaboradores receberam um brinde e uma carta do senhor Villela, agradecendo toda dedicação e o comprometimento deles com a Paraibuna Embalagens.

Fonte
Paraibuna Embalagens
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo