Papirus prevê faturamento de R$ 750 milhões em 2022
Na contramão do mercado brasileiro de papel cartão, a fabricante registrou, até agosto, crescimento de 9% no volume faturado

Segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o uso de papel cartão no mercado brasileiro teve queda de 1,9% de janeiro a julho deste ano, ante o mesmo período no ano passado. Em contrapartida, a fabricante Papirus registrou, até agosto, vendas que acumulam alta de 9% no volume faturado no mercado interno, e 7% da receita proveniente do exterior.
Além do desempenho positivo, este também é o ano em que a companhia celebra 70 anos de história, enquanto se aproxima da conclusão de seu pacote de investimentos de R$ 40 milhões. Com vistas de manter seu crescimento, a companhia já começou a analisar a possibilidade de um novo ciclo de investimentos para os próximos anos.
O incremento pode auxiliar a Papirus no atendimento aos clientes, que estão em 42 países – considerando os pedidos regulares, mas alcançando 75 países com pedidos esporádicos.
Na única fábrica da companhia, em Limeira (SP), a capacidade fabril deve registrar aumento de 16%, de 2019 a 2023, de 96 mil toneladas para 115 mil toneladas anuais. O crescimento da Papirus fica evidente não somente pelo volume do material produzido, mas também por vender 100% da produção – o que aconteceu nos últimos dois anos e deve repetir este ano.
Um dos destaques é o uso de matéria-prima reciclada para produzir o papel cartão, que possui menor impacto ambiental. Além das fibras virgens certificadas e controladas, a companhia utiliza aparas de papel obtidas por coleta de catadores e aparistas, bem como seu próprio programa de economia circular com créditos de reciclagem.
Nesse contexto, a Papirus prevê um crescimento de 38% na receita em 2022, para R$ 750 milhões. “Além do maior volume de vendas, o nosso desempenho é amparado pela alta dos preços, de ao menos 28% no ano, sem levar em consideração um novo reajuste previsto para outubro, de 12,5%”, disse Amando Varella, copresidente e diretor de marketing e comercial da companhia.
LIVRO “PAPIRUS, 70 ANOS DE VIDA”
Para celebrar seus 70 anos e as conquistas alcançadas, a companhia lançou o livro “Papirus, 70 anos de Vida”, um projeto que resgata a história da família de imigrantes italianos Ramenzoni, que se instalou no Brasil em 1892, e deu início a uma fábrica de chapéus que, posteriormente, com a diversificação dos negócios, fundou a Papirus em 1952.
De autoria da escritora Sandra Mello, a publicação traça uma linha do tempo desde a chegada dos irmãos Ramenzoni, Dante e Lamberto, precursores da fundação da Papirus, ao Porto de Santos, embarcados no vapor Sud America, procedente de Gênova, e passa por importantes marcos das décadas seguintes.