A Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do Brasil, lançou o programa “VitaInova – Programa de Ideias da Papirus”, uma iniciativa voltada para engajar colaboradores e incentivar a melhoria contínua em seus processos. O objetivo é transformar os funcionários em agentes ativos de mudanças, promovendo inovações que impactem diretamente a eficiência e o desempenho organizacional.
De acordo com Amando Varella, Co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus, o programa busca alinhar o protagonismo dos colaboradores às estratégias de negócio da empresa. “Com o VitaInova, queremos estimular o protagonismo dos colaboradores, alinhado a um tema que faça parte da estratégia de negócio da Papirus. É importante que todos sejam um agente de mudança, propondo melhorias que beneficiarão a Papirus, nossos clientes e a sociedade”, afirmou.
O programa também é uma ferramenta estratégica para a produtividade, promovendo o reconhecimento de ideias que possam contribuir para a redução de custos, otimização de processos e melhorias na segurança. Segundo Adalgisa Correa, gerente de Processo de Qualidade da Papirus e responsável pelo VitaInova, o foco é criar um ambiente que estimule a inovação e a sustentabilidade. “Estamos iniciando este trabalho com um foco na melhoria contínua, estimulando uma cultura de inovação que sustente a operação atual e impulsione a transformação através de campanhas futuras”, explicou.
O lançamento do programa foi marcado pela campanha “Melhoria Contínua – Pequenas Mudanças, Grandes Resultados”, que incentiva os colaboradores a apresentarem propostas de melhorias simples, mas com impacto significativo. As sugestões podem envolver economia de tempo, redução de desperdícios, aumento da segurança ou simplificação de tarefas, entre outros aspectos que contribuam para as operações diárias.
“Não importa o tamanho da ideia, todas são bem-vindas. O VitaInova é mais um passo na jornada da Papirus para ser uma empresa cada vez melhor, mais colaborativa e inovadora”, concluiu Varella.