Papirus é destaque em duas categorias do Prêmio ABRE 2023
A companhia foi reconhecida nas categorias “Impacto Social – Troféu Grand Prix ABRE” e “Estratégica – Solução em Varejo e E-commerce”, com os cases Aedes do bem e Vitabox
Durante a 23ª edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, a Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do país, foi reconhecida com dois troféus por sua excelência em inovação e criatividade para suas soluções de embalagens.
A companhia foi destaque nas categorias “Impacto Social – Troféu Grand Prix ABRE” e “Estratégica – Solução em Varejo e E-commerce”, com os cases Aedes do bem e Vitabox, respectivamente.
“Essas conquistas reforçam a nossa busca contínua pela inovação e por soluções sustentáveis e renováveis que agregam valor ao mercado e proporcionam uma experiência única aos consumidores, assegurada pela qualidade de nossos cartões e das embalagens fabricadas a partir deles”, afirmou Amando Varella, Co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus.
Na categoria “Impacto Social – Troféu Grand Prix ABRE” a empresa foi reconhecida pela embalagem de biotecnologia Oxitec, que integra um projeto para combater a dengue – o “Aedes do bem”. A caixa é feita em papelão onda B, utilizando acoplamento de papel cartão Vitaliner 225 g/m², da Papirus.
Neste projeto, algumas residências receberam caixas contendo ovos de mosquitos machos que carregam uma característica autolimitante. A partir das caixas, os chamados Aedes do Bem se dispersam pela área urbana ao redor, procurando por fêmeas Aedes aegypti para se acasalarem. As fêmeas que acasalam com o mosquito autolimitante geram apenas mosquitos machos (que não picam), e o resultado disso é o controle da infestação do mosquito na área tratada.
Já na categoria “Estratégica – Solução em Varejo e E-commerce”, a empresa conquistou o troféu de bronze com a embalagem Vitabox, desenvolvida em parceria com a Irani Papel e Embalagem e usada pela a Cheftime, marca de gastronomia do Pão de Açúcar.
Esta solução sustentável e renovável é destinada ao mercado de delivery, take away e fast food, com embalagem composta por papel cartão nos recipientes internos, e papelão ondulado na caixa externa. A embalagem é 100% reciclável, com os potes produzidos com fibras provenientes de base florestal renovável, enquanto a caixa externa foi desenvolvida com matéria-prima reciclada, oriunda de aparas de papelão ondulado pós-consumo.
Além disso, a Vitabox faz parte de uma cadeia de economia circular, já que pode retornar ao processo produtivo para se transformar em novas embalagens.