Papirus celebra 70 anos e projeta nova expansão
A empresa se aproxima da conclusão do plano de investimentos de R$ 30 milhões entre 2017-2023 e já estuda a possibilidade de um novo plano de expansão

A Papirus, importante fabricante de papel cartão do país, celebrou 70 anos de atuação na última semana, enquanto também se aproxima da conclusão do plano de investimentos de R$ 30 milhões entre 2017-2023. A meta dessa aplicação é de alcançar a capacidade instalada de 110 mil toneladas, até 2023, enquanto a companhia trabalha a plena carga para atender a demanda do mercado.
Além disso, a empresa estuda a possibilidade de realizar um novo plano de expansão, a fim de permitir a sustentação de sua atuação nos próximos 70 anos, já que a demanda crescente de produtos e embalagens sustentáveis favorece a procura pelo papel cartão da companhia, que faz uso de matérias-primas recicladas.
Nesse sentido, as vendas da companhia até agosto deste ano acumularam uma alta de 9% no volume faturado no mercado interno, e 7% no faturamento no mercado externo, em comparação com o mesmo período no ano passado.
“Investimos para elevar nossa capacidade e, dessa forma, criamos as condições para crescer em ambos os mercados, sem reduzir a oferta interna”, destaca Amando Varella, um dos três co-CEOs da Papirus e diretor comercial e de marketing da empresa.
A expectativa de crescimento para 2023 é na ordem de 10% a 12%, e já em setembro a empresa deve cumprir a meta de Ebitda orçada para todo o ano. “A perspectiva de demanda é positiva até dezembro, e acreditamos que seguirá favorável em 2023, sustentada pela busca crescente por produtos fabricados a partir de matérias-primas recicladas e que sejam substitutos de outros materiais, como plásticos”, ressalta Varella.
Segundo o executivo, a Papirus deu partida no planejamento estratégico a fim de promover o novo ciclo de crescimento da empresa. “Queremos seguir em posição de destaque no Brasil e na América Latina, e para isso vamos avaliar a expansão maior da nossa capacidade produtiva e a possibilidade de ingressarmos em novos mercados, sempre alinhados ao nosso DNA transformador, que marcou nossa trajetória até aqui e vai impulsionar os próximos 70 anos”, observa o co-CEO.
Um impulsionador do crescimento da companhia é a sustentabilidade aplicada em seu processo produtivo, além da atuação alinhada à economia circular. Destaque para a produção de papel cartão com menor impacto ambiental, que utiliza matéria-prima virgem certificada e controlada, e de aparas de papel coletadas por catadores e aparistas. Há também o projeto Papirus Circular, que rastreia e certifica o processo de reciclagem, gerando créditos de reciclagem que são transferidos aos brand owners na compra dos papéis da linha Vita.
“A Papirus tem hoje tecnologia, conhecimento e um processo aberto e totalmente controlado de reciclagem. Somos uma empresa preparada para atender todas as etapas da economia circular, com capacidade de reaproveitar as embalagens, reduzir os resíduos e ainda gerar créditos de reciclagem”, destaca Varella.