Packaging Summit Brasil 2025 estreia com foco em inovação e sustentabilidade
Primeiro bloco do evento reúne especialistas para apresentar soluções químicas, tecnologias avançadas e tendências para um futuro mais sustentável

O Packaging Summit Brasil 2025, realizado nesta terça-feira, 11, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, teve início com uma programação voltada para o tema “Inovação e sustentabilidade” na indústria de papéis para embalagem. Organizado pelo Nexum Group, o evento reúne líderes e especialistas do setor para debater as principais tendências e desafios do mercado. A abertura do evento foi conduzida por Felipe Quintino, CEO do Nexum Group.
Na sequência, Mateus Santana, VP Paper & Tissue da Color Química do Brasil, apresentou a palestra “Inovação em Barreira: A Evolução dos Produtos Cupseal e Wrapcoat para Embalagens mais Sustentáveis e Eficientes”, explorando novas soluções para embalagens com maior proteção e menor impacto ambiental.
Santana destacou o lançamento, em 2024, da linha de barreiras como alternativa ao plástico, abordando também a trajetória da empresa e seu parque fabril, inaugurado em 2021 e equipado com tecnologia moderna. O executivo explicou as aplicações do Wrapcoat, voltado para papéis de baixa gramatura, e do Cupseal, uma versão termo selável ideal para copos e bandejas. Por fim, apresentou a mais recente inovação da empresa: bandejas moldadas produzidas com pasta mecânica.
Dando continuidade à programação, Denise Merino Der Hagobian, Marketing Manager da Dynatech, contou um pouco da história da multinacional brasileira, pioneira na fabricação de corantes líquidos para embalagens, presente em seis países da América Latina. Também destacou alguns projetos da companhia e suas certificações. Itamar Ornelas, gerente de assistência técnica da Dynatech, por sua vez, trouxe insights sobre “Soluções e Tecnologias Químicas para Aplicação em Embalagens de Papel”, ressaltando o papel das inovações químicas na melhoria da performance e sustentabilidade dos materiais. Além disso, Ornelas também apresentou case de clientes, destacando algumas das principais soluções oferecidas pela companhia.
A abordagem sobre a química inteligente foi o tema central da palestra de Fabiana Martins, Global Product Manager da CHT, que discutiu “Como a Química Inteligente Impulsiona um Futuro Mais Circular para o Segmento de Embalagens”, enfatizando a importância da economia circular no setor.
Martins apresentou tendências de mercado e alternativas sustentáveis para embalagens, destacando conceitos como Ecodesign e o Pacto Ecológico Europeu. Ela ressaltou que o setor de papel está em constante evolução para atender às crescentes exigências por sustentabilidade, impulsionado pela demanda dos consumidores por soluções mais ecológicas.
A tecnologia também esteve em foco na apresentação de Fernando Winckler Balen, engenheiro de aplicação da HERGEN, que abordou “Tecnologia a Serviço da Sustentabilidade: A Nova Era da Eficiência com as Soluções HERGEN”, destacando inovações voltadas para a eficiência operacional e a redução do impacto ambiental.
Apresentando o cenário atual do mercado de papéis para embalagens, Fernando comentou sobre algumas tendências de que a empresa está buscando atingir, como a redução do consumo de energia elétrica e parâmetros de refinação mais eficiente. O engenheiro ainda destacou a tecnologia de prensa de sapata da companhia, 100% nacional, com o objetivo de aumentar a produção, economizar energia elétrica e feltros, com maior qualidade na folha.
Na sequência, Juliana Paes de Lima, diretora executiva, e Bruno Machado, consultor de celulose e papel da Lotus Química Industrial, apresentaram a palestra “Inovação Sustentável: Lotus Química e a Tecnologia REFIx para a Refinação de Celulose e Papel”, evidenciando novas abordagens para o processamento sustentável de celulose.
Os palestrantes compartilharam a trajetória da Lotus Química, que há 20 anos atua no setor químico para a indústria papeleira, destacando sua expertise no segmento. Apresentaram a filosofia “Lotus além da química” e iniciativas como o ICL, instrumento de controle para dosagem química, e o Lotus Academy, que oferece cursos gratuitos para qualificação de operadores. Por fim, introduziram o REFIx, um aditivo auxiliar para o processo de refinação da celulose.
Encerrando o primeiro bloco de palestras, Claudio Vitali, gerente de Vendas da Valmet, trouxe uma discussão sobre “Economize Energia e Reduza Emissão de CO2 com Tecnologias da Valmet na Produção de Papel e Cartão”, destacando soluções para aumentar a eficiência energética e reduzir emissões na cadeia produtiva.
Vitali comentou sobre a meta da companhia de atingir 100% carbono neutro até 2030 e detalhou alguns equipamentos e soluções da companhia que buscam contribuir para que esse objetivo seja atingido, melhorando as metas de produtividade de seus clientes, bem como a qualidade do produto final.
PAINEL DE PAPEL CARTÃO
Após as apresentações individuais, o evento seguiu com o Painel de Papel Cartão, moderado por Felipe Quintino, reunindo líderes do setor para um debate aprofundado sobre inovação e desafios do mercado. Participaram do painel:
- Amando Varella, Co-CEO e Diretor Comercial e de Marketing da Papirus;
- Aldinir Nascimento, Diretor de Operações da MD Papéis;
- Nilton Saraiva, CEO da Ibema Papelcartão;
- Guilherme Dabdab, gerente executivo de Estratégia e Marketing da Unidade de Papel e Embalagens da Suzano;
O debate trouxe insights estratégicos sobre a evolução do mercado, novas demandas regulatórias e o papel da tecnologia no futuro das embalagens de papel e cartão.
Com uma programação diversificada e palestras de alto nível, o Packaging Summit 2025 segue promovendo discussões relevantes sobre os avanços da indústria e suas perspectivas para um futuro mais sustentável.
Para acompanhar mais detalhes do evento, siga o Portal Packaging nas redes sociais:
Instagram: @portalpackaging
LinkedIn: Portal Packaging
WhatsApp: Canal do WhatsApp