Packaging Summit 2025 destaca compromisso ambiental, avanços tecnológicos e eficiência operacional
No segundo bloco do evento, especialistas apresentaram tendências e soluções para a competitividade da indústria de embalagens

Após o intervalo para o brunch, o Packaging Summit 2025 retomou sua programação com uma palestra especial de Rafael Barišauskas, economista para América Latina da Fastmarkets, sobre “América Latina: Inovação e Sustentabilidade criando Vantagens Comparativas”, destacando como esses fatores impulsionam a competitividade do setor.
Barišauskas analisou o cenário econômico da região, ressaltando que, apesar da previsão de inflação mais alta em 2025, o baixo desemprego e o crescimento do PIB, impulsionado pelo agronegócio e pelo setor de alimentos e bebidas, devem manter a economia estável. O câmbio elevado favorece as exportações de embalagens, com destaque para o kraftliner brasileiro, que mantém vantagens logísticas e de custo. Ele também abordou desafios do setor, como a necessidade de educar consumidores sobre a sustentabilidade do papel e agregar valor às embalagens por meio de inovação e experiências que justifiquem um preço maior.

Na sequência, representando a Tahech Advogados, Rodrigo Camargo, Gestor Jurídico Trabalhista e Sócio, e André Almeida Gonçalves, CEO, Advogado Tributarista e Sócio, ministraram a palestra “Legal Pro Cash: Como a gestão jurídica Trabalhista e Tributária impactam no resultado financeiro do mercado de Papel e Packaging”, abordando estratégias jurídicas para otimização financeira.
Camargo discorreu sobre a importância das negociações coletivas, destacando os benefícios delas para as empresas, como a possibilidade de economia tributária significativa, redução de conflitos trabalhistas, aumento de produtividade e segurança jurídica. Gonçalves por sua vez, explicou como pode ser realizada a gestão de dívidas fiscais GDF nas empresas, que consiste na capacidade de pagamento com critério para concessão de descontos na negociação de débitos tributários federais, destacando os seus benefícios para as empresas.
Thiago de Almeida Miranda, Industry Tech Consultant da Nalco Water, ministrou a palestra “Soluções digitais para a excelência operacional e de sustentabilidade”, trazendo novas perspectivas para aumentar a eficiência e reduzir impactos ambientais.
O executivo abordou o compromisso da empresa com a sustentabilidade, apresentando suas tecnologias. Uma delas é a planta piloto da Ecolab em Lerma, no México, que trabalha visando reduzir o consumo de recursos a zero para alcançar a neutralidade da água.
O palestrante também mencionou as soluções digitais da empresa, que buscam impulsionar a excelência operacional, apresentando o gerenciamento de alarmes e o uso de inteligência artificial em seus serviços, como o 3D Traser™, o Ecolab Global Intelligence Center e o Ecolab3D™.
Já Osvaldo Vieira, Diretor de P&D e Inovação + Qualidade da Nova Brasil, apresentou a palestra “Modelagem e Simulação de Processos em Química da Parte Úmida de Máquina de Papel”.
Na apresentação, foi traçada a trajetória da QNB, fundada em 2012, e apresentada a liderança da companhia. Em seguida, foram abordadas as modelagens de processo desenvolvidas pela empresa, detalhando as variáveis operacionais da máquina de papel e como a simulação de processos pode otimizar a eficiência produtiva.
A programação seguiu com Wellington Santos, Head of Digital Business – South America da Voith, referência mundial em soluções para a indústria de papel que trouxe a palestra “MillONE: o sistema operacional das máquinas de papel”, evidenciando a importância da automação e otimização dos processos produtivos.
Além de apresentar o MillONE, considerado um elemento central na mudança de paradigma, Wellington também apresentou dados de uma pesquisa encomendada pela Voith Paper, que ouviu mais 100 clientes ao redor do mundo e constatou que o envelhecimento da população mundial tem criado uma escassez de mão de obra do setor. O executivo ainda detalhou algumas medidas práticas para enfrentar os desafios da liderança em operações diante de um novo e complexo paradigma.
Encerrando o bloco, Gerson Kroenke, Analista de P&D da BN Papéis, e Max Heinzen Junior, Gerente Comercial da empresa, apresentaram o BNNewPack, uma nova linha de soluções para o setor de embalagens.
Max iniciou a apresentação destacando a trajetória da BN Papéis, enfatizando o compromisso da companhia com inovação, sustentabilidade e agregação de valor. Segundo ele, a empresa investe há uma década em pesquisa e modernização, preparando-se para a operação da MP2.
Na sequência, Gerson detalhou o BNNewPack, desenvolvido a partir de extensas pesquisas para oferecer barreiras funcionais e alta performance sem o uso de plástico. A linha inclui os modelos BNNewPack WB, BNNewPack PRO, BNNewPack TS e BNNewPack FWB.
O evento segue com debates estratégicos sobre o futuro da indústria de embalagens. Para acompanhar mais detalhes, siga o Portal Packaging nas redes sociais e entre no canal no WhatsApp.
Instagram: @portalpackaging
LinkedIn: Portal Packaging