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“Packaging”: conheça o setor de embalagens de papel

O mercado de embalagens de papel é um segmento essencial, pois está atrelado aos demais setores da manufatura

O mercado de embalagens ou packaging, em inglês, tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos, principalmente pela ascensão do e-commerce e dos pedidos via delivery, impulsionados pelas restrições e os novos hábitos de consumo em virtude da pandemia de Covid-19. 

Trata-se de um mercado essencial para a economia brasileira, atrelado aos demais setores manufatura, que busca criar melhores condições para distribuição, transporte e armazenagem de produtos. Além da sua atuação na parte logística, também se relaciona com o consumidor final considerando a maneira como os produtos são apresentados nas gôndolas ou entregues nas residências. 

Segundo dados apresentados pelo IBGE, os setores de embalagens de papel, papel cartão e papelão ondulado representam juntos 31,7% do valor bruto de produção de embalagens do país. Com a tendência do desenvolvimento sustentável ganhando espaço em todos os mercados, o papel se torna a melhor opção eco-friendly por ser biodegradável e produzido com matéria-prima renovável, além de ter alta taxa de reciclagem – a embalagem à base de papel é reciclada mais do que qualquer outro material de embalagem no mundo.

TIPOS DE PACKAGING

É cada vez mais comum encontrar produtos embalados com papel, como uma alternativa mais ecológica para substituir o plástico de uso único. Entretanto, existem tipos de embalagens para diferentes etapas da fabricação e distribuição de produtos. Confira:

  • Embalagem primária

É a embalagem que carrega e tem contato direto com o produto. Produtos da indústria alimentícia, de higiene, cosméticos e outras estão aderindo ao uso do papel nesse tipo de packaging, sendo o papel cartão o mais utilizado.

As embalagens primárias são muito importantes por terem um contato direto com o consumidor final, apresentando o nome e a identidade visual da marca, além de dados importantes como informações de fabricação, instruções de uso, forma de armazenar corretamente etc.

  • Embalagem secundária

É o packaging que abriga diversas embalagens primárias, sendo as caixas de papelão as mais utilizadas. 

A importância da embalagem secundária está atrelada ao manuseio dos produtos com maior eficiência durante os processos da cadeia logística, proporcionando redução de custos, além de preservar a qualidade e proteger sua integridade durante o transporte e armazenamento.

TERMÔMETRO PARA A ECONOMIA BRASILEIRA

Dentro do setor papeleiro, a fabricação de papéis para embalagens corresponde a cerca de 60% do total produzido no país, tendo grande importância para a economia. Por sua relação com os demais mercados da manufatura, o packaging serve também como um termômetro, indicando as tendências de consumo em baixa ou uma economia mais aquecida.

Dados recentes (junho e julho/2022) da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel) mostram volume recorde de expedição de papelão ondulado. Parte dessa ascensão é proveniente da recuperação econômica pós-pandemia, que caminha de forma gradual. Outro fator determinante é o e-commerce, que, após um crescimento acelerado durante a pandemia de Covid-19, tem se estabilizado com um crescimento mais moderado, mas mantendo uma tendência positiva.

Hoje, um dos principais desafios da indústria de packaging é a inflação. A oferta reduzida de insumos e materiais ante a demanda global tem impactado todo o setor. Além disso, a guerra entre Rússia e Ucrânia gera desdobramentos sobre os preços de energia e gás natural, que reforçam a pressão no mercado de embalagens.

Apesar das incertezas, o setor de embalagens de papel mantém suas projeções otimistas para o futuro, sendo um dos segmentos que mais se consolidam na indústria de papel e celulose – sobretudo por conta das tendências de consumo sustentável e força do comércio eletrônico. 

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