Nova fábrica de £1 bilhão em Shotton deve impulsionar reciclagem no Reino Unido
Eren Holding lidera transformação de antiga fábrica de papel em Flintshire, criando uma das maiores plantas de produção de papelão e tissue da Europa, com apoio dos governos do Reino Unido e do País de Gales
Um projeto de £1 bilhão para transformar a antiga fábrica de papel Shotton Mill, em Flintshire, promete elevar significativamente os níveis de reciclagem no Reino Unido, segundo a Eren Holding, empresa responsável pelo empreendimento. A fábrica, que deverá começar a operar no próximo ano, está em fase de renovação e contará com até 2 mil trabalhadores envolvidos nas obras.
A empresa turca Eren Holding adquiriu a planta em 2021 e planeja torná-la uma das maiores e mais avançadas instalações de produção de papelão e tissue na Europa. Segundo Hamdullah Eren, membro do conselho da empresa, o desenvolvimento é o “primeiro passo para construir uma instalação de classe mundial que transformará completamente os níveis de reciclagem no Reino Unido”. A planta processará cerca de 25% do papelão que o país atualmente exporta para reciclagem no exterior, com foco na produção de containerboard – material utilizado em embalagens e caixas de papelão ondulado – e produtos de tissue.
O projeto foi recebido positivamente pelos governos do Reino Unido e do País de Gales. Jonathan Reynolds, secretário de Negócios do Reino Unido, descreveu o investimento como um “enorme voto de confiança na economia galesa”, enquanto Jo Stevens, secretária de Gales, elogiou o desenvolvimento por garantir empregos e assegurar um futuro próspero para a região de Deeside. Rebecca Evans, secretária de Economia do País de Gales, destacou que a iniciativa foi “excelente notícia” para a economia local e que £13 milhões foram disponibilizados pelo governo galês para apoiar a criação e a preservação de empregos.
A Eren Holding afirmou que, com a nova planta, o Reino Unido poderá deixar de ser um importador líquido de papelão e tissue, tornando-se um exportador líquido desses produtos. Além disso, a fábrica será autossuficiente em energia, com uma planta de calor e energia habilitada para hidrogênio.
O empreendimento marcou um importante investimento estrangeiro no Reino Unido e reforçou a renascença industrial do norte do País de Gales, segundo a empresa. Sabri Cimen, diretor executivo da Eren Holding, afirmou: “Este investimento irá fortalecer o rico legado de manufatura em Deeside e unirá pessoas, comunidade, tecnologia avançada e investimento”.
O projeto também conta com o apoio de um programa de garantia de desenvolvimento de exportação do governo do Reino Unido, que garantiu £136 milhões para facilitar o acesso a crédito para grandes obras.
Quando totalmente operacional, a nova planta deverá proteger 147 empregos existentes e criar 220 novos postos de trabalho, de acordo com o governo galês.