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Nestlé testa embalagem de papel para marca KitKat na Austrália

Além da escala da marca, o país foi escolhido como mercado de teste por conta de sua infraestrutura de reciclagem e vasta dispersão geográfica

Como uma das maiores usuárias de embalagens flexíveis, a Nestlé está testando a aplicabilidade de embalagens à base de papel para seus produtos, com um teste para a marca de chocolates KitKat, em supermercados ao redor da Austrália. Em um projeto colaborativo, o protótipo de embalagem flexível é feito de material reciclado, que além de impulsionar a tendência da substituição do plástico por sua origem sustentável, também está alinhada aos novos hábitos de consumo.

A empresa diz que está explorando “todos os caminhos para atingir a meta da Nestlé de reduzir o uso de plásticos virgens em um terço até 2025, o que inclui o uso de menos plástico, plástico reciclado e alternativas às embalagens plásticas”.

Segundo Chris O’Donnell, GM Confectionery and Snacks da Nestlé Oceania, a embalagem está em desenvolvimento há 18 meses no centro de P&D da Nestlé em York, no Reino Unido, e foi desenvolvida especificamente para os requisitos do mercado australiano, incluindo atender ao alto padrão estabelecido pelo PREP (Packaging Recyclability Evaluation Portal) sobre os critérios de reciclagem.

“Este é o produto ideal para testar o novo invólucro”, disse o executivo, observando que o KitKat é a barra de chocolate mais vendida na Austrália, um dos maiores mercados para a marca globalmente. “A escala e o alcance desta marca na Austrália significam que obteremos insights robustos deste teste que fornecerá aprendizados para o negócio global de KitKat”.

O projeto também exigiu investimentos no local de produção, para modificar as linhas de empacotamento de fluxo (que anteriormente operavam com filme flexível) para operar o novo empacotador à base de papel nas altas velocidades necessárias. O’Donnell disse que acertar isso era uma parte crucial do projeto – as máquinas embalam 1.000 barras por minuto para atender à demanda anual de 30 milhões de barras KitKat 45g vendidas por ano.

Além da escala, a Austrália foi escolhida como o mercado de teste por conta de sua infraestrutura de reciclagem estabelecida e a vasta dispersão geográfica. “Estamos testando mercados com temperaturas extremas e com longas rotas de trânsito a partir dos CDs, o que realmente mostrará o desempenho da embalagem na cadeia de suprimentos”, explicou O’Donnell.

O’Donnell observa que, como acontece com todas as inovações em embalagens, a prioridade da Nestlé é garantir que a qualidade do produto não seja comprometida. Sendo o KitKat um produto à base de wafer que retira a umidade da atmosfera, era importante obter a funcionalidade de barreira correta; o invólucro experimental integra um filme de barreira de metal fino para manter a barra de chocolate fresca e manter a mordida crocante do wafer. A análise PREP confirma que essa camada de barreira não afeta a reciclabilidade do invólucro no fluxo de papel.

Os consumidores poderão registrar sua resposta ao pacote de papel por meio de um questionário acessado em um QR Code na embalagem. O’Donnell disse que o feedback que a Nestlé recebe neste teste irá informar os próximos passos. Ele espera que os resultados estejam disponíveis até abril.

Fonte
Food and Drink Business
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