Navigator registra lucro de 137 milhões de euros no primeiro semestre
Apesar de um recuo de 15%, este foi o segundo melhor resultado da companhia para o período

No primeiro semestre de 2023, a portuguesa The Navigator Company registrou um lucro de 137 milhões de euros, que representa queda de 15% frente aos 162 milhões de euros do mesmo período no ano passado, de acordo com comunicado emitido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Apesar do recuo, este foi o segundo melhor resultado alcançado pela empresa num primeiro semestre do ano.
Entre janeiro e junho deste ano, o volume de negócios da produtora de celulose e papel subiu para 979,5 milhões de euros, em comparação aos 1.142,1 milhões faturados na primeira metade de 2022 (-14,2%).
Além disso, a companhia reportou Ebitda de € 253 milhões e uma margem Ebitda de 25,8%. No intervalo, o investimento do grupo saltou de 34,3 para 112,6 milhões de euros (62% deles na área da sustentabilidade) e a dívida líquida também cresceu, de 520,6 para 572,5 milhões de euros.
SEGMENTO DE PACKAGING
Ao longo do primeiro semestre, a área de packaging da companhia foi reconhecida pela qualidade de seus produtos à base de fibras, como a marca gKraft, que atende a diversos setores – como as indústrias de moda, alimentícia, e-commerce –, o que resulta em uma base de clientes cada vez maior e mais diversificada, buscando reduzir o consumo de plásticos. Nesse sentido, a companhia já possui mais de 230 clientes ativos, em 30 países, desde sua entrada no segmento de embalagens em 2021.
Além disso, um colaborador da área de soluções sustentáveis de embalagem foi reconhecido, no mês de junho, com o Prémio Nacional de Inovação. Por sua vez, a agenda mobilizadora “From Fossil to Forest – produtos de embalagens sustentáveis para substituição do plástico fóssil”, liderada pela Navigator, foi premiada pela Deloitte Portugal, na categoria “Transformation Award – Projetos de transformação e de inovação com impacto no mercado”.
A Navigator continua apostando nos papéis de embalagem, essencialmente nos mercados de sacos e embalagens flexíveis, em que a introdução inovadora das qualidades da fibra de eucalipto tem tido enorme aceitação.
Entre os vários projetos em curso de ampliação da sua oferta, desde o início deste ano, a Navigator está planejando o desenvolvimento de uma nova gama de produtos voltada para as indústrias de alimentos e outras aplicações de produtos de consumo. A iniciativa ainda está em fase de testes, com introdução ao mercado ainda em curso. Após o lançamento, a curto prazo, a empresa estima abrir oportunidades para outros segmentos de alto valor agregado.
O projeto de produção integrada de soluções de polpa moldada à base de eucalipto, destinadas a substituir embalagens de plástico de utilização única no mercado de food service e food packaging, continua a avançar como planeado, com 70% da adjudicação de equipamento concluída no semestre e com 55% da execução do projeto, mantendo-se a previsão de início da produção no primeiro semestre de 2024.