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Mondi faz parceria com RetailX para identificar cinco tendências em embalagens de e-commerce

A pesquisa confirma que, entre gerações e países, os principais impulsionadores das compras online são preços mais baixos e conveniência

A Mondi, líder global em papel e embalagens sustentáveis, compartilhou sua quarta pesquisa anual de tendências do consumidor, que oferece um mergulho profundo no comportamento de compras on-line e nas atitudes dos consumidores em relação às embalagens.

A pesquisa, conduzida pela RetailX, é o estudo mais aprofundado até o momento, com mil consumidores na França, Alemanha, Polônia, Suécia e Turquia – totalizando cinco mil participantes. Pela primeira vez, também inclui uma análise das diferenças geracionais nos padrões de compras online.

“Queremos estar na vanguarda da compreensão do que os consumidores desejam quando fazem compras on-line e o que esperam da embalagem que protege suas compras. Esta pesquisa revelou cinco macrotendências que moldam o crescente mercado de embalagens de comércio eletrônico, fornecendo informações úteis à medida que nos associamos aos principais varejistas para co-criar as soluções de embalagens mais sustentáveis ​​para suas necessidades”, afirmou o diretor de e-commerce do grupo Mondi, Nedim Nisic.

Três quartos dos consumidores, nos cinco países em que a pesquisa foi feita, compram on-line pelo menos uma vez por mês, e gastam em média entre 12 e 120 euros mensais. Nesse sentido, saber os critérios de escolha desses clientes é importante, assim como entender os recursos de comércio eletrônico que eles mais valorizam.

A moda é o segmento de produtos mais forte no e-commerce, seguido por utensílios domésticos, eletrônicos de consumo e produtos de beleza. A pesquisa confirma que, entre gerações e países, os principais impulsionadores das compras online são preços mais baixos e conveniência, especificamente economia de tempo e entrega direta nas residências.

As cinco principais tendências são descritas abaixo:

PROTEÇÃO DE BENS E SUSTENTABILIDADE

Segundo a pesquisa da Mondi em parceria com a RetailX, 94% dos consumidores citam a proteção dos bens como o fator mais importante, especialmente quando se trata de um produto de valor. Isso é seguido pela facilidade de fechamento para retornos, que aumentou de 74% em 2019 para 88% este ano.

“Como os clientes viram a crescente disponibilidade de embalagens de fechamento fácil, eles também perceberam o quão bem elas atendem às suas necessidades, tanto em termos de conveniência de poder selar facilmente sem procurar a fita adesiva, mas também o aspecto de sustentabilidade de reaproveitamento de embalagens”, disse Nisic.

Embalagens ecologicamente corretas (84%) e fáceis de descartar (80%) foram os próximos fatores mais importantes.

EXCESSO DE EMBALAGEM ESTÁ CUSTANDO MAIS DO QUE O ESPERADO

As embalagens superdimensionadas incomodam 86% dos consumidores, contra 79% em 2021, e o excesso de embalagens internas incomoda 78% dos clientes. Na verdade, mais de dois terços (67%) dos entrevistados nos cinco países disseram que o excesso de embalagem faria os clientes desistirem de comprar da marca. “O excesso de embalagens não é sustentável nem econômico. A pesquisa agora também mostra que isso pode influenciar as decisões de compra, com os clientes optando por não apoiar os varejistas que erram”, comentou Nisic.

MOMENTO DE UNBOXING É IMPORTANTE

A embalagem não é apenas sobre funcionalidade; trata-se da experiência total. Esta pesquisa constatou que a conscientização sobre o unboxing está aumentando em muitos mercados.

Na Polônia, por exemplo, em 2019, 32% dos consumidores já tinham ouvido falar em unboxing, contra 66% este ano. Em 2021, 46% dos entrevistados disseram que uma experiência única de unboxing inspirada em embalagens de produtos que ficam em destaque por conta dessa embalagem os convenceria a fazer pedidos do mesmo varejista novamente. Este ano, subiu para 78%.

“O conceito de unboxing é mais do que apenas um cliente desembalando seu pedido. Trata-se de aproveitar a oportunidade para oferecer aos clientes uma experiência de marca da qual eles se lembrarão pelos motivos certos”, acrescentou o diretor de e-commerce.

CONSUMIDORES DISPOSTOS A PAGAR MAIS PELA EMBALAGEM

Os consumidores dizem que estão cada vez mais dispostos a pagar cerca de um euro a mais por uma embalagem que melhor atenda às suas necessidades. A disposição de pagar por embalagens mais adequadas aumentou de 48% na Polônia em 2021, para 81% este ano; e de 56% em 2021 na Alemanha, para 70% em 2022.

No geral, nos cinco mercados, 72% dos consumidores estão dispostos a pagar por embalagem, com a Geração Z (80%) e os Millennials (74%) sendo os mais propensos a concordar.

O COMPORTAMENTO E AS TENDÊNCIAS DOS MILLENIALS ESTÃO IMPULSIONANDO O MERCADO

Os Millenials são os clientes que fazem compras on-line com maior frequência e são os que mais provavelmente compram on-line pelo menos uma vez por dia (8%) e mais de uma vez por semana (37%). Eles também estão gastando pesadamente em todos os setores.

Suas opiniões também são algumas das mais fortes, com os Millennials sendo os mais propensos a avaliar as várias características da embalagem como sendo cruciais para eles quando comparados a outras gerações. Eles também são a geração com maior disposição para pagar a mais por embalagens que atendam às suas necessidades.

Baixe o relatório completo em inglês aqui, para obter mais informações sobre o comportamento de compras on-line do consumidor e suas expectativas em relação à embalagem.

Fonte
Mondi
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