Metsä Board investe 60 milhões de euros para modernizar fábrica de cartão na Finlândia
Atualizações na linha de produção visam melhorar a qualidade do produto, aumentar a eficiência e reduzir a pegada de carbono, alinhando-se às metas de sustentabilidade da empresa
A Metsä Board está avançando com um investimento estratégico de 60 milhões de euros para modernizar sua fábrica de cartão folding boxboard (FBB) em Simpele, na Finlândia. O projeto visa aprimorar a qualidade dos produtos, aumentar a eficiência da produção e reduzir a pegada de carbono, alinhando-se à meta da empresa de eliminar o uso de combustíveis fósseis em todas as unidades até 2030.
Reconhecida pela produção do MetsäBoard Classic FBB, um cartão leve e de alta qualidade, a fábrica passará por atualizações na segunda metade de 2025. As melhorias incluem a modernização da seção de pré-secagem e a instalação de uma nova seção de revestimento na linha de produção. Essas mudanças prometem elevar a qualidade de impressão, melhorar a uniformidade visual do produto e facilitar a transição para métodos de produção mais sustentáveis.
“Este projeto representa um marco importante na nossa transição para a produção de cartões sem uso de combustíveis fósseis na fábrica de Simpele e está totalmente alinhado com a meta da Metsä Board de alcançar produção livre de fósseis em todas as unidades até o final de 2030”, afirmou Markku Leskelä, vice-presidente sênior de Desenvolvimento da Metsä Board. “A modernização da fábrica também reforçará nossa liderança nos segmentos alimentício e farmacêutico, oferecendo aos clientes um produto com qualidade de impressão ainda maior, melhor uniformidade visual e menor pegada de carbono”.
O processo de modernização, anunciado em abril deste ano, está em andamento e segue o cronograma previsto. As aquisições tecnológicas foram concluídas em junho, e o planejamento detalhado com fornecedores de equipamentos está em curso. O alvará de construção foi aprovado no início do ano, permitindo o início dos trabalhos na fábrica. A instalação das novas seções será realizada durante uma parada programada para setembro de 2025, com a operação plena da fábrica modernizada prevista para o quarto trimestre do mesmo ano.
Além da atualização da máquina de cartão, o plano de investimentos para a fábrica de Simpele inclui outras melhorias futuras, como renovações na produção de polpa mecânica, na área de acabamento do cartão e a construção de uma nova usina de energia. No entanto, essas etapas ainda aguardam aprovação.
Durante o período de modernização, a Metsä Board está trabalhando de perto com seus clientes para garantir a continuidade no fornecimento de produtos, assegurando que as operações não sejam interrompidas.