NotíciasPapel cartão

Metsä Board inaugura a maior e mais moderna máquina de papel cartão da Europa

Instalado na fábrica integrada de papel e celulose da companhia em Husum, na Suécia, o equipamento tem capacidade anual de 600 mil toneladas e opera com 98% de energia renovável

Na última semana, a Metsä Board, parte do Grupo Metsä, inaugurou sua máquina de papel cartão FBB (folding boxboard) atualizada em Husum, na Suécia.

Em 2016, a Metsä Board colocou em operação uma nova máquina de papel cartão, a BM1, em Husum, com capacidade de produzir 400 mil toneladas por ano. Um investimento de € 230 milhões foi concluído em 2023 para aumentar a capacidade anual da máquina para atender à crescente demanda por materiais de embalagem produzidos de forma sustentável que apoiam a economia circular. Com uma capacidade anual aumentada de 600 mil toneladas de papel cartão, a BM1 é a maior e mais moderna do gênero na Europa e é operada com 98% de energia renovável.

“Com o investimento na capacidade de produção de papel cartão em Husum, a Metsä Board está bem-posicionada para atender à crescente demanda por materiais de embalagem à base de fibra. Estamos dedicados a apoiar nossos clientes com soluções de alta qualidade e eficientes em termos de recursos que ajudam a substituir materiais de origens fósseis e apoiam a economia circular”, disse Mika Joukio, CEO da Metsä Board.

O projeto incluiu atualizações em toda a fábrica de papel, além de aumentar a capacidade do armazém no porto. As principais partes do investimento são a extensão da seção de secagem da máquina de papel, uma nova rebobinadeira e um sistema automatizado de manuseio de bobinas. O novo sistema de controle e transferência de rolos da máquina, totalmente automático, é único no setor de papel. “A combinação das mais modernas tecnologias disponíveis com um grau muito alto de soluções de automação nos proporciona uma fábrica mais segura e muitas novas oportunidades de aprimoramento”, disse Olov Winblad von Walter, vice-presidente da fábrica de papel e celulose de Husum.

A Metsä Board Husum passou por um extenso programa de investimentos entre os anos de 2019 e 2023. A primeira fase foi concluída em dezembro de 2022, incluindo uma nova caldeira de recuperação e turbina na fábrica de celulose de Husum, com um custo de investimento de € 380 milhões. Os novos equipamentos e processos modernos permitem que a fábrica de Husum aumente significativamente a produção de energia de base biológica e a eficiência energética, contribuindo para a meta da Metsä Board de fábricas livres de fósseis até o final de 2030.

Atualmente, a fábrica de Husum é uma das maiores empregadoras do município de Örnsköldsvik e desempenha um papel importante para a região e na conversão em larga escala para a bioeconomia. Os produtos da Husum desempenham um papel importante no fornecimento de alternativas aos materiais de origem fóssil em embalagens de consumo em todo o mundo, sendo os principais mercados a Europa e a América do Norte.

Fonte
Metsä Board
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo